Topo

CSKA faz 3 no Real em estreia de Vinicius Junior como titular na Champions

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/12/2018 17h46

O CSKA frustrou a estreia de Vinicius Junior como titular do Real Madrid em uma partida de Liga dos Campeões da Europa. Eficiente ao extremo no primeiro tempo, a equipe russa derrotou o atual campeão europeu pelo placar de 3 a 0, em pleno estádio Santiago Bernabéu. Chalov, Shchennikov e Arnor Sigurdsson anotaram os gols do histórico triunfo russo ocorrido nesta quarta-feira (12).

O resultado constrangedor, porém, não muda a situação do Real na Champions League. O time de Vinicius Junior e Marcelo, que voltou a atuar justamente nesta noite, termina a fase de grupos como o líder do Grupo G com 12 pontos e com mando de campo nas oitavas de final da competição. A vice-liderança ficou com a Roma, segunda colocada com nove.

O segundo triunfo sobre o Real nesta Champions, entretanto, acaba em frustração para o CSKA. O time foi aos sete pontos, mas terminou com a lanterna da chave.

A vaga na Liga Europa desta temporada ficou com o Viktoria Plzen. Os tchecos derrotaram a Roma por 2 a 1 e se igualaram aos russos, levando a melhor no confronto direto, o primeiro critério de desempate no torneio.

Quem foi bem: Arnor Sigurdsson

Sigurdsson Mario Fernandes CSKA - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Sigurdsson (dir) comemora o terceiro gol do CSKA com o brasileiro Mário Fernandes
Imagem: Sergio Perez/Reuters

O islandês terminou a noite contabilizando uma assistência e um gol. Sigurdsson chamou o jogo para si e simbolizou a eficiência do jogo do CSKA no confronto. Deu o passe para Chalov abrir o placar quando o Real dominava e decretou o placar quando os espanhóis ensaiavam uma pressão.

Quem foi mal: Benzema

A fase tumultuada do Real Madrid se reflete em Karim Benzema. O centroavante francês teve atuação apagada diante do CSKA e acabou substituído ainda no intervalo. O clube espanhol chega às vésperas do Mundial carregando uma atuação constrangedora no último confronto pela fase de grupos da Champions League. As vaias no fim simbolizaram a noite ruim.

Vinicius Jr. empolga no início

Vinicius Junior Real Madrid - Manu Fernández/AP - Manu Fernández/AP
Vinicius Junior começou bem, mas despencou com o Real na noite desta quarta
Imagem: Manu Fernández/AP

Demorou poucos minutos para Vinicius Junior demonstrar em campo toda a motivação por estrear como titular do Real Madrid em uma Champions League. O brasileiro chamou o jogo e desde cedo se apresentou como opção ofensiva para o modificado time espanhol. Aos 23min, por exemplo, quase o ex-flamenguista deixou a sua marca em jogada individual. O chute preciso de perna esquerda parou em excelente defesa do goleiro Akinfeev.

Real Madrid sente gol

O volume inicial interessante apresentado pelo Real Madrid se desmoronou rapidamente. Aos 37min, o CSKA acertou contra-ataque e abriu o placar em pleno estádio madridista. Chalov recebeu na entrada da área e acertou um belo chute de canhota para superar Courtois. 

CSKA é letal

Os russos não mudaram a postura de abusar da velocidade, mesmo com a vantagem adquirida no marcador. Em jogada bem trabalhada, o CSKA aumentou a diferença e calou de vez o Santiago Bernabéu. Aos 43min, depois de bela jogada do brasileiro naturalizado russo Mário Fernandes, Shchennikov aproveitou sobra de bola dentro da área e chutou de primeira, no contrapé de Courtois. 

Bale preocupa?

Real Madrid bale - Javier Soriano/AFP - Javier Soriano/AFP
Bale sentiu o tornozelo durante o duelo. Preocupação para o Mundial?
Imagem: Javier Soriano/AFP

O Real Madrid usou o confronto desta quarta-feira para poupar nomes importantes. Entretanto, com o placar adverso, o técnico Santiago Solari decidiu usar Gareth Bale, que virou preocupação. O galês machucou o tornozelo e reclamou de dores ainda na partida, a penúltima da equipe antes do embarque para os Emirados Árabes Unidos, onde vai disputar o Mundial de Clubes da Fifa. O camisa 11 seguiu em campo até o fim.

Uma chegada, um gol

Os russos estavam satisfeitos com o resultado. A postura mais cautelosa e a quebra de ritmo com a posse de bola demonstravam claramente que o CSKA só aguardava o passar do tempo para comemorar o resultado. Todavia, o clube visitante ainda teve tempo para impor uma derrota mais constrangedora ao gigante espanhol. Arnor Sigurdsson, aos 28min da etapa final, anotou o terceiro.