Topo

Liverpool, Tottenham e Atlético são ameaças a favoritos em sorteio da Liga

Do UOL, em São Paulo

13/12/2018 04h00

Agora restaram 16 equipes. A fase de grupos da Liga dos Campeões foi concluída na última quarta-feira, deixando para 2019 uma projeção de mata-mata de prender a respiração. Pelas regras pré-determinadas pela Uefa, o sorteio dos confrontos colocará "pedreiras" como Liverpool, Tottenham, Manchester United e Atlético de Madri no caminho dos favoritos.

O sorteio dos duelos das oitavas de final acontece na próxima segunda-feira, na Suíça. Pelas normas da competição, times do mesmo país não podem se enfrentar neste estágio do torneio. Equipes que cruzaram na fase de grupos também não podem se reencontrar de cara no mata-mata.

Por isso, o trio inglês citado acima pode oferecer um confronto de oitavas complicado para favoritos como Barcelona e Real Madrid, por exemplo - lembrando que os catalães não podem enfrentar o Tottenham, porque ambos foram adversários na fase de grupos.

Outro time "copeiro" da Liga dos Campeões na última década passou de fase em segundo lugar. Trata-se do Atlético de Madri, que não pode cruzar com os gigantes da Espanha. Assim, pode acabar virando um rival complicado para PSG, Juventus, Manchester City ou Bayern de Munique, por exemplo.

Passaram em 1º lugar de seus grupos:

Borussia Dortmund, Barcelona, PSG, Porto, Bayer de Munique, Manchester City, Real Madrid, Juventus


Avançaram em 2º lugar de seus grupos:

Atlético de Madri, Tottenham, Liverpool, Schalke, Ajax, Lyon, Roma, Manchester United

INGLESES EM MAIORIA E PORTO COM MELHOR CAMPANHA


Os ingleses dominam as oitavas de final, com quatro representantes, sendo que apenas o City passou com a primeira colocação do grupo. Em seguida aparecem Alemanha e Espanha (3 times), Itália e França (2), além de Holanda e Portugal (1).

O título simbólico de melhor campanha da primeira fase ficou com o Porto, time do veterano goleiro Iker Casillas, que triunfou no Grupo D com cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota.

Além do Porto, apenas outras quatro equipes conseguiram avançar às oitavas de forma invicta: Barcelona, Bayern de Munique, Ajax e Lyon.

Por sinal, os franceses do Lyon conseguiram a classificação de uma maneira bastante incomum, com uma vitória e cinco empates em seis partidas disputadas.

No Grupo C, outra curiosidade atípica: o Liverpool se classificou mesmo com três derrotas na campanha, enquanto que o Napoli foi eliminado mesmo perdendo uma vez só.

O artilheiro da fase de grupos foi Robert Lewandowski, do Bayern, com oito gols marcados, dois a mais do que Lionel Messi, craque do Barcelona.

#RolouNaLiga: Neymar marca e PSG se classifica na Liga

UOL Esporte