Topo

Como Vinicius Jr virou solução de um milionário Real Madrid em crise

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/02/2019 04h00

A Liga dos Campeões volta à pauta do Real Madrid após quase dois meses. Entre o fim da fase de grupos e o início da fase oitavas de final, marcada para esta quarta-feira (13), às 18h (de Brasília), diante do Ajax, na Holanda, o atual tricampeão europeu ganhou uma novidade brasileira entre as estrelas do renomado elenco. De revelação, Vinícius Júnior encara os holandeses como solução para um time que vivia uma crise sem precedentes.

A situação não era nada calma no clube merengue entre o fim de 2018 e começo de 2019. Teve goleada sofrida diante do Barcelona (5 a 1) e derrotas surpreendentes para Eibar (3 a 0) e Real Sociedad (2 a 0) - a última em pleno estádio Santiago Bernabéu. Já as vitórias eram suadas e sem qualquer brilho. A má fase acarretou em vaias da torcida e duras críticas por parte da imprensa local. 

Tudo começou a mudar em janeiro, quando a revelação brasileira se fixou entre os 11 do técnico Santiago Solari. A partir da entrada do ex-flamenguista, o Real Madrid começou a enfim embalar na temporada e já figura no retrovisor do arquirrival Barcelona, que lidera o Campeonato Espanhol depois de 23 rodadas. O pior momento parece findado, e o gigante madridista vai para os Países Baixos animado com o brasileiro.

Máquina de assistências

Vinícius Júnior assumiu o papel de "garçom" no Real Madrid. Na Copa do Rei, esteve envolvido em oito gols, com seis assistências dadas - nenhum jogador da primeira divisão conseguiu número tão expressivo. Nos últimos quatro jogos no Santiago Bernabéu, participou de mais quatro lances que terminaram nas redes adversárias; foram dois passes para gol.

Talismã da recuperação

Desde fixado no time titular, Vinícius Júnior potencializou o aproveitamento do Real Madrid. Em 11 partidas, o clube merengue venceu oito e empatou uma, por todas as competições. O brasileiro saiu como nome importante, por exemplo, do empate contra o Barcelona no Camp Nou (Copa do Rei) e da vitória do último fim de semana contra o Atlético de Madri (Campeonato Espanhol).

Sai CR7, entra Vinícius Jr.

A moral de Vinícius Júnior cresceu até internamente. Nesta semana, o jovem de apenas 18 anos substituiu Cristiano Ronaldo na tradicional foto de viagem do Real Madrid para os jogos da Liga dos Campeões. É a revelação do Flamengo agora ao lado de Marcelo e Casemiro.

BRAZUKAS #UCL ??

A post shared by Vinicius Jr. ?? (@viniciusjunior) on

Cinco vitórias seguidas no Espanhol

A evolução do Real Madrid reabriu a disputa pelo título do Campeonato Espanhol. São cinco vitórias consecutivas, todas com Vinícius Júnior entre os titulares, que deixam a equipe a seis pontos do Barcelona. A diferença chegou a dez pontos no fim do ano passado.

Empolgação da imprensa

A imprensa espanhola está empolgada com o momento de Vinícius Júnior. O jornal Marca classifica o jovem como "sensação do momento" e dedicou uma capa para o brasileiro. O AS, outro veículo da capital, vê o atacante como "imprescindível" para o clube blanco.

#LaPortada Un rookie en el All Star del fútbol

A post shared by MARCA (@marca) on

Bancado pelo chefe

Santiago Solari conhecia Vinícius Júnior por ter trabalhado no Real Madrid Castilla. Agora na equipe de cima e apostando no ex-flamenguista, o atacante tem recebido elogios constantes do chefe argentino. O treinador vê o atacante já justificando o alto investimento de 45 milhões de euros (R$ 164 milhões) feito pelo tricampeão europeu. O comandante falou sobre o pupilo no último fim de semana, após a vitória por 3 a 1 no dérbi contra o Atlético.

"A cada dia ele aumenta seu repertório futebolístico. Não há limite, só os anos de sua carreira. O teto é diminuírem os anos do futebol porque ele tem apenas 18"