Topo

Tottenham faz 3 no Dortmund e encaminha vaga nas quartas da Champions

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/02/2019 19h51

O Tottenham Hotspur fez a lição de casa e encaminhou a vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Na noite desta quarta-feira (13), a equipe britânica derrotou o Borussia Dortmund pelo placar de 3 a 0, em Wembley, e deu um passo importante para avançar no primeiro mata-mata da fase decisiva da competição europeia.

O resultado favorável construído no segundo tempo com gols do sul-coreano Son, do belga Vertonghen e do espanhol Llorente permite até o Tottenham ser derrotado na Alemanha para seguir no torneio. A "gordura" do clube inglês, que contou com boa atuação de Lucas Moura, é de dois gols.

Para reverter o duelo, o Borussia Dortmund vai precisar de uma goleada por quatro gols de diferença. Um novo 3 a 0, mas a favor dos alemães, leva a partida para o tempo-extra. Um simples gol dos ingleses, por outro lado, obriga os germânicos a balançarem no mínimo cinco vezes as redes de Lloris.

Lucas Moura Tottenham - Eddie Keogh/Reuters - Eddie Keogh/Reuters
Lucas Moura teve boa participação na convincente vitória do Tottenham nesta quarta
Imagem: Eddie Keogh/Reuters

Sem contar com o astro Harry Kane, ainda em recuperação de uma lesão, o Tottenham buscou o jogo desde o início e apresentou uma formação que surpreendeu o Borussia Dortmund. Mauricio Pochettino enviou a campo Lucas Moura e Son como os homens mais ofensivos; sem referência, a velocidade ditou a estratégia da equipe britânica em Londres.

O Tottenham era melhor, mas a vantagem só veio na segunda etapa. Logo com 1min, Son, que já aparecia como um dos destaques em campo, aproveitou oportunidade e abriu o marcador. O gol trouxe tranquilidade e permitiu aos ingleses explorarem ainda mais a rapidez de Lucas e do próprio sul-coreano.

Pelas pontas, nasceu o segundo gol. Aos 37min, depois de cruzamento pela direita, Vergonghen apareceu como "elemento surpresa" e anotou o segundo. Antes do fim do jogo, aos 41, Eriksen cobrou escanteio fechado e encontrou Llorente, que desviou levemente de cabeça para ampliar e praticamente carimbar a vaga dos Spurs nas quartas de final.