UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
27/02/2010 - 23h21

Com gol de pênalti, Ipatinga vence América-TO e retoma liderança

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Com um gol de Thiago Matias, em cobrança de pênalti, aos 28 min do segundo tempo, o Ipatinga venceu o América de Teófilo Otoni, por 1 a 0, na noite deste sábado, no Mineirão. Com o resultado, o time do Vale do Aço retomou a liderança do Campeonato Mineiro, que havia sido perdida para o Cruzeiro, poucas horas antes.

A vitória sobre o Ituiutaba, por 1 a 0, na tarde deste sábado, no estádio da Fazendinha, levou o Cruzeiro a 15 pontos, em seis jogos, colocando-o na primeira colocação. Mas o Ipatinga, que tem uma partida a mais, conseguiu o triunfo, apesar de ter dificuldades para vencer o América-TO, que, por sua vez, não ganhou nenhum jogo no Estadual.

Foi a quarta vitória consecutiva do Ipatinga no Estadual, a terceira no Mineirão. Além disso, o time do Vale do Aço só perdeu na estreia, para o Tupi, por 1 a 0, estando invicto há seis jogos, com cinco triunfos e um empate. Já o América-TO, que jogou pela primeira vez no Mineirão, continua ameaçado pelo rebaixamento ao Módulo II.

O time de Teófilo Otoni manteve-se na 10ª colocação, com apenas três pontos, resultado de três empates, além de outras três derrotas. Na próxima quarta-feira, o América recebe o Atlético-MG, em seu campo, em partida adiada da quinta rodada.

O jogo entre Ipatinga e América-TO, que começou às 21h30 deste sábado, levou 1.086 pagantes ao Mineirão. Os primeiros 20 minutos da etapa inicial foram marcados pelo equilíbrio.

O América-TO marcava forte, mas conseguia utilizar o contra-ataque, enquanto o Ipatinga tentava tocar a bola para superar o forte esquema defensivo do adversário. Aos 9 min, Amilton, de perna esquerda, chutou forte, mas a bola para fora. Cinco minutos depois, foi a vez de Rodrigo Sena bater com potência, obrigando o goleiro Douglas a boa defesa.

Os 25 minutos finais, do primeiro tempo, foram dominados pelo Ipatinga. O América-TO recuou de vez, limitando-se a defender. “Todo o nosso time sofreu uma forte marcação do América. Eles não saíram da intermediária”, observou o lateral-direito Luizinho, pedindo paciência ao Ipatinga para encaixar as jogadas de ataque.

Em algumas poucas ocasiões, o time do Vale do Aço conseguiu levar perigo ao gol defendido por Cristiano. Aos 27 min, por exemplo, Amilton cruzou da direita e Alessandro, livre, cabeceou a bola para fora. Júlio César, que se encarregou da marcação a Luizinho, destacou que o América se armou para marcar forte o adversário. “Vamos procurar aproveitar os erros deles para sair com a vitória”, disse o atleta americano, no intervalo.

O Ipatinga voltou com o volante Leanderson no lugar do zagueiro Patrick. Dessa forma, o técnico Gilson Kleina mudou o esquema 3-5-2 para o 4-4-2. E o mandante mandou no jogo na etapa final, embora não tenha conseguido vencer. Várias chances foram criadas e desperdiçadas. Aos 8min, Alessandro bateu em cima de Cristiano, Quatro minutos depois, o goleiro fez outra defesa, em cabeçada de Jaílton.

Só o Ipatinga atacava. Aos 26min, atendendo indicação do assistente Flamarion Sócrates da Silva, o árbitro Emerson de Almeida Ferreira marcou pênalti de Jádson sobre Alessandro. Os jogadores do América-TO reclamaram muito da marcação. Dois minutos depois, Thiago Matias cobrou e converteu, garantindo o triunfo ipatinguense.

IPATINGA 1 X 0 AMÉRICA-TO

IPATINGA
Douglas; Thiago Matias, Sílvio e Patrick (Leanderson); Luizinho, Max Carrasco, Jaílton, Reina (Francismar) e Marinho Donizete; Alessandro e Amilton (Danilo Dias)
Técnico: Gilson Kleina

AMÉRICA-TO
Cristiano; Jádson, Heraldo e Rodrigo Sena; Araújo, Dênis, Oswaldir, Diego Palhinha (Ernane) e Júlio César (Wilisson); Miller e Estefan (Bruno Maranhão)
Técnico: Gilmar Estevam

Data: 27/2/2010 (sábado)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 1.086 pagantes
Renda: R$ 5.950
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Flamarion Sócrates da Silva e Frederico Alves Vilarinho
Cartões amarelos: Patrick (I), Rodrigo Sena (A), Leanderson (I)
Gols: Thiago Matias, aos 28min do segundo tempo
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host