UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
04/03/2010 - 21h23

América-MG bate o lanterna Ituiutaba, em sua 2ª vitória seguida

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Com um jogador a mais desde o primeiro tempo, em função da expulsão do zagueiro Kanu, o América-MG venceu o lanterna Ituiutaba, por 3 a 1, na noite desta quinta-feira, no Mineirão, na abertura da 8ª rodada do Estadual. A segunda vitória consecutiva do time americano só aconteceu depois que o treinador Mauro Fernandes optou por uma formação ofensiva, colocando a equipe para atuar com três atacantes: Fábio Júnior, Euller e Joãozinho.

O AMÉRICA-MG NO TWITTER

Com a vitória, o América-MG subiu da oitava para a quinta colocação, com os mesmos 11 pontos do Villa Nova, mas em vantagem no saldo de gols. Só que o time americano tem um jogo a mais – oito contra sete da equipe de Nova Lima, que pode ultrapassá-lo de novo no domingo, quando visita a Caldense, em Poços de Caldas.

Além disso, o Atlético-MG, que soma nove pontos, terá de completar o seu jogo com o América de Teófilo Otoni, na próxima quarta-feira. A partida foi interrompida, quando estava empatada em 2 a 2, por causa da chuva forte. Caso o time atleticano consiga vencer o compromisso, que será completado na próxima quarta-feira, chegará aos 12 pontos.

Já a situação do Ituiutaba é cada vez pior. A equipe do Pontal do Triângulo, que nas duas edições anteriores do Campeonato Mineiro foi semifinalista, faz campanha muito ruim em 2010, somando apenas um ponto em 21 possíveis. Última colocada, a equipe de Nedo Xavier perdeu seis vezes e marcou apenas dois gols, além de ter sido vazada 13 vezes.

América e Ituiutaba fizeram um primeiro tempo monótono, em que a emoção ficou reservada para os dois minutos finais, quando saíram os dois gols. O time da casa saiu à frente no marcador, por intermédio de Fábio Júnior, aos 45min, quando o América já estava com um jogador a mais, por causa da expulsão do zagueiro Kanu.

A alegria americana, no entanto, durou pouco. Aos 47min, o Ituiutaba aproveitou rebatida do goleiro Gléguer e colocou a bola nas redes, calando a pequena torcida da equipe de Belo Horizonte, que compareceu ao Mineirão. Antes dos dois gols, a partida foi caracterizada pelo equilíbrio e pela concentração de jogadas no meio-campo.

“Vamos analisar os nossos erros no vestiário, corrigi-los para buscar a vitória no segundo tempo. Temos que buscar mais posse de bola para criar mais chances”, comentou o atacante Fábio Júnior, que marcou o seu quarto gol nos últimos três jogos. Autor do gol de empate, Alexandre Porto acredita que, mesmo com um jogador a menos, o Ituiutaba pode voltar para casa com três pontos em sua bagagem. “Na situação em que estamos, não podemos pensar em outro resultado, que não seja a vitória”, disse.

Na volta para o segundo tempo, o América teve duas alterações: os atacantes Euller e Joãozinho entraram nas vagas dos meias Luciano e Irênio, numa tentativa do técnico Mauro Fernandes de tornar sua equipe mais ofensiva e tirar proveito de ter um jogador a mais. O primeiro ataque perigoso, no entanto, aos 4min, foi do time visitante, por meio de Jamesson, que arriscou de longe e a bola passou perto da baliza americana.

E o Ituiutaba teve chances de empatar a partida. Gléguer, aos 28min, evitou o gol, com grande defesa, em jogada de Willian Saroa. Mas foi o América que balançou as redes novamente. Aos 33min, o volante Leandro Ferreira arriscou chute de longe, que desviou em um zagueiro e enganou o goleiro Pedro Henrique. Depois disso, o América ainda criou e desperdiçou outras oportunidades.

AMÉRICA-MG 3 X 1 ITUIUTABA

América-MG
Gléguer; Micão, Preto e Otávio; Danilo (Nando), Leandro Ferreira, Dudu, Irênio (Joãozinho) e Rodrigo; Luciano (Euller) e Fábio Júnior
Técnico: Mauro Fernandes

Ituiutaba
Pedro Henrique; Jamesson, Kanu, Neylor e Alex Braz; Olívio, Alexandre Porto, Hugo Leonardo (Edinaldo) e Jhon (Rodolfo); Willian Saroa e Claudinei
Técnico: Nedo Xavier

Data: 4/3/2010 – quinta-feira
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Auxiliares: Marcelo Francisco dos Reis e Adenilson Alves Teixeira
Cartões amarelos: Olívio (I), Kanu (I), Willian Saroa (I)
Cartões vermelhos: Kanu (I)
Gols: Fábio Júnior, aos 45min e Alexandre Porto, aos 47min do primeiro tempo; Rodrigo, aos 9min, Leandro Ferreira, aos 33min do segundo tempo
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host