UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
20/03/2010 - 07h01

Antes da Libertadores, Cruzeiro usa titulares e busca "folga" no Mineiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Adilson Batista relaciona titulares, mas não confirma a escalação

    Adilson Batista relaciona titulares, mas não confirma a escalação

Passando por momento decisivo na Copa Libertadores, o Cruzeiro entra na reta final da fase classificatória do Campeonato Mineiro disposto a assegurar a liderança e, consequentemente, a vantagem para a sequência da competição. Para evitar surpresa, o técnico Adilson Batista decidiu relacionar os titulares contra o América de Teófilo Otoni neste sábado, às 17h (horário de Brasília), no Mineirão, em jogo da penúltima rodada.

A meta é antecipar a conquista do primeiro lugar nesta fase. Além de vencer o América-TO, o Cruzeiro, que lidera o Mineiro com 21 pontos, depende do tropeço de Ipatinga e Democrata-GV, segundo e terceiro colocados, ambos com 19 pontos. No sábado, o time do Vale do Aço recebe a Caldense no Ipatingão. A equipe de Governador Valadares encara o América-MG na segunda-feira no Mineirão.

Se conseguir o objetivo, o Cruzeiro cumprirá tabela na última rodada da primeira fase quando enfrenta o Democrata em Governador Valadares, em partida marcada para o domingo 28, e terá mais tranquilidade para encarar compromissos importantes pela Libertadores, prioridade do clube neste semestre.

O Cruzeiro enfrenta o Deportivo Italia, da Venezuela, na quarta-feira 24, no Mineirão, obrigado a vencer para se manter na briga pela liderança do grupo 7 e garantir classificação para a próxima fase sem depender de índice técnico. Pelo regulamento da Libertadores, apenas o campeão de cada chave e os seis melhores segundos colocados avançam. O time celeste vem de empate com a equipe venezuelana, por 2 a 2, em Caracas, na rodada passada.

Depois do Deportivo Italia, o Cruzeiro fará outro jogo decisivo pela competição continental. Na quarta-feira 31, recebe no Mineirão o Vélez Sarsfield, atual líder do grupo 7, que venceu o time mineiro por 2 a 0 em Buenos Aires, na abertura do tradicional torneio. Na última rodada desta fase, a equipe celeste vai a Santiago enfrentar o Colo-Colo, terceiro colocado na chave.

Em busca de tranquilidade no Mineiro, o Cruzeiro vai encarar um adversário que luta, primeiramente, para se manter na elite do futebol mineiro. O América-TO, que disputa a divisão principal do estado pela primeira vez, entrou na competição depois da desistência do Rio Branco, de Andradas.

Com seis pontos em oito jogos, o América ocupa o nono lugar na tabela. Além do Cruzeiro, enfrenta a Caldense (décima colocada com seis pontos) na última rodada e completa os 25 minutos restantes da partida com o Atlético-MG – interrompida por causa de forte chuva – na quarta-feira 24, às 16h, em Teófilo Otoni. 

O CRUZEIRO NO TWITTER

O técnico Gilmar Estevam não poderá contar com o volante Araújo, que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Tupi, por 1 a 0, na rodada passada, em Teófilo Otoni.

 Ao contrário de outros jogos do Estadual, o técnico Adilson Batista relacionou força máxima para a partida deste sábado. O treinador não confirmou, no entanto, se todos os titulares iniciarão a partida ou se deixará alguns deles no banco de reservas.

O meia Gilberto e o zagueiro Thiago Heleno, que não participaram do amistoso com a África do Sul na quarta-feira passada, foram relacionados pelo treinador. O atacante Thiago Ribeiro, que também figura na relação para este sábado, será poupado para quarta-feira. Ficaram de fora de lista de convocados o zagueiro Gil e o atacante Eliandro, que estão machucados.

Mudança de horário

A partida entre Tupi e Uberaba, inicialmente marcada para às 16h deste sábado, passou para às 18h, no estádio Mário Helênio, em Juiz de fora. O clube do Triângulo Mineiro tentou o adiamento do jogo, alegando desgaste com a sequência de jogos, porém o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG) determinou apenas a mudança de horário.

O Tupi, quarto colocado com 18 pontos, busca a sétima vitória na competição para, dependendo dos resultados, almejar a liderança nesta reta final da fase classificatória. Já o Uberaba, que ocupa a sétima posição com 12 pontos, tenta confirmar a classificação para as quartas de final.

CRUZEIRO X AMÉRICA-TO

Data: 20/3/2010 (sábado)
Horário: 17h (horário de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago e Pablo Almeida Costa

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabinho (Pedro Ken), Marquinhos Paraná, Henrique e Roger; Wellington Paulista e Kléber
Técnico: Adilson Batista

AMÉRICA-TO
Cristiano (Fábio Noronha); Rodrigo Sena, Luis Henrique e Jádson; Osvaldir, Dênis, Pablo, Diego Palhinha e Julio César; Diogo Oliveira e Chrys
Técnico: Gilmar Estevam

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host