UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
28/03/2010 - 07h01

Diante do lanterna Ituiutaba, Atlético-MG joga para tentar terminar em 2º

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Luxemburgo esconde o time que enfrentará o Ituiutaba, no Mineirão

    Luxemburgo esconde o time que enfrentará o Ituiutaba, no Mineirão

Contra o Ituiutaba, lanterna da competição e que luta desesperadamente para não ser rebaixado ao Módulo II, o Atlético-MG encerra sua participação na fase de classificação do Campeonato Mineiro, neste domingo, às 16h, no Mineirão, também precisando da vitória. Em razão de alguns resultados inesperados, em rodadas anteriores, o time de Vanderlei Luxemburgo chegou aos seu 10º jogo apenas na quarta colocação.

Com 19 pontos, um a menos que Ipatinga e Democrata de Governador Valadares, segundo e terceiro colocados, o Atlético ainda pode terminar a primeira fase do Mineiro na vice-liderança, atrás apenas do arquirrival Cruzeiro, já garantido na primeira colocação, com 24 pontos. Para que isso aconteça e tenha vantagem de jogar por dois resultados iguais, nas duas etapas seguintes, o time atleticano não depende só de seu futebol.

Além de fazer o dever de casa e confirmar o rebaixamento do Ituiutaba, o Atlético-MG tem de torcer para que Ipatinga e Democrata de Governador Valadares, ambos com 20 pontos, não vençam seus jogos, os dois como mandantes, contra Villa Nova e Cruzeiro. Empates nas duas partidas será suficiente para a equipe atleticana, desde que some os três pontos no Mineirão.

Mas se pode até ser vice-líder, o Atlético-MG corre o risco, em caso de ser surpreendido pelo Ituiutaba e perder seu jogo, de terminar a primeira etapa do Campeonato Mineiro fora do G-4. É que o Tupi, atual quinto colocado, recebe o Uberlândia, vice-lanterna, em Juiz de Fora, com cinco pontos, e pode ultrapassar o time de Luxemburgo. Se isso acontecer, os dois clubes se enfrentarão na fase seguinte, com vantagem para o clube do interior.

Durante a fase de classificação, o Atlético-MG empatou quatro vezes, mesmo número de América-TO e Caldense, que lutam contra o rebaixamento e que se enfrentam, em Poços de Caldas, neste domingo. O time atleticano ganhou cinco partidas e perdeu apenas uma vez, justamente o clássico contra o Cruzeiro, por 3 a 1.

O técnico Vanderlei Luxemburgo confia na possibilidade de o Atlético terminar em segundo lugar, de olho na vantagem determinada pelo regulamento da competição, mas já se prepara para a possibilidade de ter de reverter uma situação favorável ao adversário. “Se levar a vantagem é bom, mas se não conseguir vamos jogar contra a vantagem, trabalhar para superar”, afirmou o treinador atleticano, que não perde de vista o jogo de volta contra a Chapecoense, pela Copa do Brasil, quinta-feira.

Para o Ituiutaba, vencer o Atlético-MG, no Mineirão, feito inédito, é a única possibilidade de se manter na Primeira Divisão do Estadual em 2011. Depois de ser semifinalista do Campeonato, em suas duas últimas edições, a equipe do Pontal do Triângulo Mineiro conseguiu apenas um triunfo na atual edição, exatamente na última quarta-feira, em jogo adiado da quinta rodada quando bateu a Caldense, por 1 a 0, no estádio da Fazendinha.

“A gente estava cabisbaixo, deu fôlego para a gente e estamos convictos de que precisaremos dar a vida para sair com a vitória, apesar de ser contra uma equipe grande e famosa como o Atlético”, afirmou o meia Peri, autor do gol da vitória contra a Caldense. “É o nosso jogo mais importante da competição para a gente, que não quer participar da história negativa na via da do Boa”, acrescentou o jogador, referindo-se ao apelido do Ituiutaba.

Vanderlei Luxemburgo disse que só definirá o time atleticano no dia do jogo. Ele segue sem poder contar com Correa, contundido, e Ricardinho, recuperado de lesão muscular, mas ainda na fase de recuperação física, O treinador tem dúvida se mandará a campo o time com três atacantes ou se usará o tradicional 4-4-2. Ele acena com a possibilidade de poupar jogadores, para não correr o risco de entrar desfalcado contra a Chapecoense, pela Copa do Brasil.

Muriqui, que não treinou como titular nos dois últimos coletivos, deve ficar fora. Júnior pode até jogar no meio-campo ou o jovem Giovanni pode ganhar a chance de começar como titular pela primeira vez, no lugar de Renan Oliveira. Evandro deve atuar. Na lateral direita, Carlos Alberto treinou como titular, na última sexta-feira e Coelho no sábado. Pelo lado do Ituiutaba, Nedo Xavier não tem desfalques por contusões ou suspensões. Dessa forma, ele repetirá a formação vitoriosa contra a Caldense.

ATLÉTICO-MG X ITUIUTABA

Data: 28/3/2010 – domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Mineirão em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Joel Tolentino
Auxiliares: Jair Albano Felix e Marconi Helbert Vieira
Transmissão: Rede Globo Minas

ATLÉTICO-MG
Aranha; Coelho (Carlos Alberto), Cáceres, Jairo Campos e Júnior; Zé Luís, Fabiano, Evandro e Giovanni (Leandro); Diego Tardelli e Obina
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ITUIUTABA
Rafael; Matheus, Neylor, Kanu e Alex Braz; Olívio, Claudinei, Alexandre Porto e Peri; John e Edinaldo.
Técnico: Nedo Xavier
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host