Topo

Mineiro - 2019

Em prévia da Série B, América-MG encara o Boa em confronto fundamental para ambos

Rebaixado no ano passado, América disputa a Série B 2012 e terá o Boa como rival - Silva Júnior/Folhapress
Rebaixado no ano passado, América disputa a Série B 2012 e terá o Boa como rival Imagem: Silva Júnior/Folhapress

Do UOL, em Belo Horizonte

17/03/2012 06h00

Num confronto que se repetirá na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, América-MG e Boa enfrentam-se neste sábado, às 16h, na Arena do Jacaré, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro. A cinco jogos do final da primeira fase, o duelo em Sete Lagoas é fundamental para as duas equipes, que ocupam a zona de classificação para as semifinais.

Ambos vivem, no entanto, motivação distinta neste momento. Enquanto o América vem de uma virada no Estadual e de uma classificação dramática na Copa do Brasil, o Boa foi derrotado no Mineiro e entra em campo obrigado a reagir para se manter no grupo de elite.

Na quarta-feira passada, o América derrotou o Boavista-RJ, por 2 a 1, na Arena do Jacaré, e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil. Porém, a classificação só foi conquistada no último minuto da partida, quando o jovem meia Kaio, de 19 anos, marcou o gol da vitória.

O triunfo, obtido de forma dramática, reafirma o bom início de temporada do América, que comemora seu centenário neste ano. No final de semana passado, o time alviverde já havia conquistado uma vitória importante, ao virar a partida diante do xará de Teófilo Otoni, por 2 a 1, e se recuperar da derrota no clássico para o Atlético-MG, por 2 a 1.

Em terceiro lugar no Estadual com 15 pontos, o América briga pela liderança da competição. Para atingir o objetivo, além de vencer o Boa, precisa torcer pelo tropeço dos rivais Cruzeiro, segundo colocado com 15 pontos, e Atlético, líder isolado com 18.

Na quarta posição com oito pontos, o Boa vem de derrota para o Tupi, por 3 a 0, em Juiz de Fora, que encerrou sequência de quatro partidas sem perder – nesse período foram duas vitórias e dois empates. O time de Varginha sofreu o segundo revés na competição – o primeiro foi na estreia para o Atlético, por 2 a 0 – e agora precisa se reabilitar para não correr o risco de deixar o grupo de acesso às semifinais.

O Boa não conta com os volantes Olívio, expulso na derrota para o Tupi e vinha atuando na lateral direita, e Vinícius Kiss, que recebeu o terceiro cartão amarelo no mesmo jogo. O meia chileno Erick Pino deve ganhar uma oportunidade no meio-campo. Para a lateral, o técnico Sidney Moraes deve improvisa o meia Petros.

No América, o técnico Givanildo Oliveira terá de mudar a dupla de zaga. Sem contar com Everton Luiz, que recebeu o terceiro amarelo, o time alviverde deve iniciar a partida com o jovem Lula ao lado de Gabriel.

O confronto deste sábado voltará a ser disputado pelo menos mais duas vezes nesta temporada. América, que foi rebaixado no Brasileirão 2011, e Boa vão se enfrentar pela Série B. O time de Varginha fez campanha regular no ano passado, em sua primeira participação na segunda divisão, e terminou em sétimo lugar, a quatro pontos do grupo de acesso para a elite.

Outra partida

Ainda neste sábado, América-TO e Tupi enfrentam-se, também às 16h, em Teófilo Otoni. O anfitrião é o 11º colocado com quatro pontos e figura na zona de rebaixamento. Já a equipe de Juiz de fora ocupa o oitavo lugar com cinco pontos.

AMÉRICA-MG X BOA

Data:17/3/2012 (sábado)
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (CBF/MG)
Assistentes: Flamarion Sócrates da Silva (MG) e Ricardo Vieira Rodrigues (CBF/MG)

AMÉRICA-MG
neca; Rodrigo Heffner, Lula, Gabriel e Bryan; Leandro Ferreira, Moisés, Kaio e Rodriguinho; Adeílson e Fábio Júnior
Técnico:Givanildo Oliveira

BOA
Gledson; Petros, Diogo, Gabriel e Radar; Claudinei, Vinícius Hess, Eric Pino e Radamés; Pedro Paulo e Robert
Técnico: Sidney Moraes