Topo

Mineiro - 2019

Com 54% dos gols marcados nos últimos 3 jogos, Cruzeiro vê produção crescer com trio ofensivo

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol na goleada sobre a Caldense por 5 a 0 no último domingo - Gaspar Nóbrega/Vipcomm
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol na goleada sobre a Caldense por 5 a 0 no último domingo Imagem: Gaspar Nóbrega/Vipcomm

Guyanne Araújo

Do UOL, em Belo Horizonte

22/03/2012 13h06

Em oito jogos oficiais nesta temporada, o Cruzeiro balançou as redes adversárias 24 vezes (média de três por partida), sendo que 13 gols (54%) foram marcados nos três últimos confrontos, nos quais a equipe celeste atuou com três atacantes.

Nas sete rodadas do Campeonato Mineiro, o time celeste marcou 18 gols e tem o ataque mais positivo ao lado do rival Atlético-MG. Os outros seis gols na temporada ocorreram na goleada sobre o Rio Branco, do Acre, por 6 a 0, na estreia do Cruzeiro na Copa do Brasil.

Porém, a produção ofensiva da equipe aumentou nos últimos três jogos, justamente quando o técnico Vágner Mancini passou a escalar o Cruzeiro com três atacantes. O esquema 4-3-3 começou a ser utilizado na goleada sobre o Rio Branco.

Dois seis gols marcados na partida disputada na capital acriana, quatro foram de atacantes – Wallyson fez três e Anselmo Ramon, um – e os outros de jogadores do setor defensivo: o zagueiro Leo e o volante Rudnei.

Na vitória sobre o Villa Nova por 2 a 0, pelo Estadual, o esquema com três atacantes foi utilizado somente nos 25 minutos iniciais, uma vez que Anselmo Ramon sentiu-se mal e deixou o campo para a entrada do volante Rudnei, quando o jogo estava empatado. O ataque encontrou dificuldade e marcou apenas duas vezes, com Walter e Montillo.

Com o trio de atacantes mantido diante da Caldense, no último domingo, em Poços de Caldas, o Cruzeiro voltou a golear, dessa vez por 5 a 0. Os gols do vice-líder do Mineiro foram marcados por Anselmo Ramon (dois), Wellington Paulista, Wallyson e pelo zagueiro Victorino.  

Artilheiro do Mineiro com sete gols, ao lado do atleticano André, Wellington Paulista crê que a equipe adaptou-se bem com três atacantes, tanto ofensiva quanto defensivamente. Segundo ele, Vágner Mancini terá de quebrar a cabeça para definir os titulares.

“É uma dor de cabeça boa para ele (Mancini). Esperamos fazer mais gols contra o América, continuar fazendo gols, continuar jogando bem,
ajudando a parte defensiva, que para jogar com três atacantes tem que ajudar muito a parte defensiva, marcando pelo lado de fora do campo”, disse o atacante.

Vágner Mancini deve manter o esquema para o clássico com o América-MG, domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, pela 8ª rodada do Estadual. “O nosso sistema não depende do adversário, depende da qualificação dos nossos atletas em ajudar o sistema. A partir do momento que disse aqui que temos uma equipe mais equilibrada, ela pode jogar assim diante de qualquer equipe, desde que os atacantes entendam que é necessário que todos passem a linha da bola, que ajudem na marcação do meio campo para não sobrecarregar”, ressaltou o treinador.