Topo

Mineiro - 2019

Com posição definida, América-MG usa reservas contra Guarani e aguarda rival das semifinais

Confirmado em 3º lugar na 1ª fase, América poupará titulares na partida deste domingo - Washington Alves/Vipcomm
Confirmado em 3º lugar na 1ª fase, América poupará titulares na partida deste domingo Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

15/04/2012 06h01

Confirmado na terceira posição na primeira fase do Campeonato Mineiro, o América-MG enfrenta o Guarani, neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, de olho apenas no adversário das semifinais. Com isso, o técnico Givanildo Oliveira poupará titulares e usará uma equipe reserva na rodada de encerramento desta etapa, que definirá o último classificado e os dois rebaixados.

OUTROS CINCO JOGOS DA ÚLTIMA RODADA

JOGOESTÁDIOCIDADE
Tupi x Atlético-MGMário HelênioJuiz de Fora
Cruzeiro x UberabaArena do CalçadoNova Serrana
Villa Nova x NacionalCastor CifuentesNova Lima
Boa x CaldenseMelãoVarginha
América-TO x Democrata-GVNassir MattarTeófilo Otoni

Em terceiro lugar com 21 pontos, o América não pode alcançar o Cruzeiro, segundo colocado com 24, nem ser ultrapassado pelo Tupi, que ocupa a quarta posição com 16. Com isso, o time alviverde fica na expectativa para saber quem enfrentará nas semifinais.

O América encara o time que terminar em segundo na fase classificatória. Neste momento, o adversário seria o Cruzeiro, que no entanto pode encerrar esta etapa em primeiro lugar. Para isso, precisa vencer o Uberaba e contar com a derrota do Atlético, que enfrenta o Tupi, em Juiz de Fora.

Se o Cruzeiro conseguir terminar na ponta da tabela, o América enfrentará o Atlético pela terceira fez seguida nas semifinais do Estadual. O time atleticano depende, no entanto, de um empate para confirmar o primeiro lugar.

Givanildo Oliveira quer aproveitar para observar alguns jogadores. "É um bom momento para observar os jogadores que não estão jogando, pois nesse grupo que vai começar o jogo alguns já jogaram. Nós já estamos classificados, mas não é um amistoso. É um jogo importante, vale os três pontos e vamos entrar com seriedade", afirmou o treinador.

O América deverá enfrentar o Guarani com a seguinte formação: Glaycon; Patrick, Lula, Otávio e Bryan; Dudu, China, Kaio e Júnior Timbó; Bruno Meneghel e Kaká.

Em sétimo lugar com 12 pontos, o Guarani busca a vitória para tentar terminar a fase na quinta posição, o que lhe renderia uma vaga na Série D do Brasileiro. O time de Divinópolis concorre com Nacional e Caldense, ambos com 13 pontos.

Última vaga e rebaixamento

Com Atlético, Cruzeiro e América classificados, a última vaga nas semifinais será definida neste domingo. O Tupi precisa de um empate com o Atlético para avançar na competição, mas pode até atingir o objetivo mesmo se for derrotado.

O Nacional, que enfrenta o Villa Nova fora de casa, pode chegar a 16 pontos, mas terá de tirar a diferença no saldo de gols. A Caldense, que também pode alcançar a mesma pontuação, tem duas vitórias a menos que o time de Juiz de Fora e por isso não pode ultrapassá-lo.

Na luta contra o rebaixamento, a situação pior é a do Uberaba, que ocupa a última posição com seis pontos. O time do Triângulo Mineiro precisa vencer o Cruzeiro e torcer pelo empate entre América-TO e Democrata-GV ou pela derrota do Boa para Caldense, de preferência de goleada, para conseguir tirar a diferença de cinco gols no saldo.

No confronto em Teófilo Otoni, América-TO, décimo colocado com oito pontos, e Democrata-GV, 11º com sete, precisam da vitória para escapar do descenso, até porque o empate pode levar os dois para o segunda divisão estadual em 2013.