Topo

Cruzeiro não consegue repetir equipe e dar sequência ao ataque

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

21/02/2014 07h00

Apesar de ter mantido o elenco campeão brasileiro e usar o entrosamento como trunfo, o Cruzeiro tem alterado bastante a equipe neste início de temporada, em função de lesões, desgaste físico dos atletas, e tem comprometido principalmente o ataque.

Priorizando a Libertadores, já que terá um jogo importante contra a Universidad de Chile na terça-feira, no Mineirão, o técnico Marcelo Oliveira poupará a maior dos titulares diante do Boa Esporte, sábado, às 18h30, em Varginha, pelo Campeonato Mineiro. A preocupação do treinador é com o desgaste físico dos atletas.

Essa situação ocorrerá pela segunda vez, já que no clássico com o América-MG ele também preservou o grupo e mandou apenas os suplentes a campo, pois o time estrearia três dias depois pela Libertadores, no Peru.

Além do calendário puxado logo no início da temporada que dá pouco tempo de descanso aos atletas, o Cruzeiro vem sofrendo com os problemas clínicos. Ele perdeu o centroavante Borges no segundo jogo do ano, contra a Caldense, pelo Estadual, com um estiramento na coxa direita.

Sem poder contar com seu centroavante, ele já experimentou Marcelo Moreno, Ricardo Goulart e Júlio Baptista, ambos improvisados na função. No jogo contra o Guarani, na última quarta-feira, em que não pôde contar com Everton Ribeiro e Moreno, ele escalou o time com Goulart e Júlio Baptista se alternando como centroavante, mas também não deu muito resultado.

Por conta disso, o treinador já testou até mesmo um quarteto ofensivo mais leve com Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Dagoberto e Willian no clássico com o Atlético-MG, formação que poderá ter que repetir diante da Universidad de Chile se Marcelo Moreno não estiver bem preparado fisicamente.

O jogo deste sábado servirá até como um teste para o boliviano, que reconhece a queda de produção da equipe em relação ao ano passado, mas encara com naturalidade e atribui ao prazo apertado entre os jogos.

“Nenhum time do futebol brasileiro se mantém 100%, é muito difícil. Ainda mais com o calendário deste ano, com Copa do Mundo. O importante é ter o time forte, e a gente tem esse time, mas nem sempre será igual e vamos jogar bem. O importante é sair campeão”, destacou.

“O time está evoluindo a cada jogo, a gente vai vencendo, estamos em primeiro no Mineiro e vamos buscar nossa primeira vitória na Libertadores. Não vejo nada de anormal no momento, a gente só tem a crescer, o importante é sempre vencer”, acrescentou o centroavante.

Marlone, que deverá ser um dos jogadores a auxiliar Marcelo Moreno neste sábado, também lamentou a falta de tempo, mas destacou a ambição e o foco da equipe para superar as adversidades.

"O Marcelo (Oliveira) cobra muito da gente sempre estar tendo a ambição de querer ganhar. De cada ano ser melhor que o outro. Por este ano já emendar a Libertadores junto, não tivemos muito tempo para treinar, além de ter foco no Mineiro também estamos preocupados com a Libertadores, o pessoal está focado e acho que estamos no caminho certo”, ressaltou.