Topo

Clayton tem nome publicado no BID e já pode estrear pelo Atlético-MG

Atacante Clayton foi apresentado pelo Atlético-MG na semana passada - Bruno Cantini/Atlético-MG
Atacante Clayton foi apresentado pelo Atlético-MG na semana passada Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

10/03/2016 11h59

Contratado pelo Atlético-MG no final de março, o atacante Clayton já tem data para estrear pelo novo clube. O jogador de 20 anos é nome certo para o clássico deste domingo, com o América-MG, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Fora da partida do último domingo, contra o Tombense, por não estar regularizado, Clayton já tem condição de jogo.

Nesta quinta-feira o nome do atleta apareceu no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Assim, o técnico Diego Aguirre ganha mais uma opção para a sequência do Estadual. Resta saber se Clayton vai estrear atuando na equipe principal ou em um time formado por reservas, já que o clássico com o América vai ser disputado entre dois jogos com o Colo-Colo, do Chile, ambos pela Libertadores.

O desejo do Atlético era ter Clayton em campo já no final de semana passado, mas não foi possível, já que a CBF pediu mais detalhes sobre o contrato do atacante. Revelado pelo Figueirense, Clayton tinha os direitos econômicos fatiados entre empresários e o clube catarinense. Por determinação da Fifa, em vigor desde o ano passado, nenhuma empresa pode comprar jogadores.

Para tirar o atacante do Figueirense o Atlético pagou cerca de 3 milhões de euros por metade dos direitos do atacante. E foi isso que o clube mineiro teve de provar para a CBF, que nesta operação não existiu a participação de empresas, sendo apenas uma transação entre clubes. Para facilitar a regularização do atacante, Daniel Nepomuceno, presidente do Atlético, esteve em Florianópolis, no começo da semana.

Na reunião com participação de dirigentes do Figueirense e de Jorge Machado, empresário de Clayton, ficou acertado que um novo contrato de compra e venda seria feito. Algo determinante para a liberação da CBF. O vínculo do atacante com o Atlético é de cinco temporadas. Se no Mineiro a estreia já está liberada, para atuar na Libertadores vai ser preciso esperar um pouco mais. Clayton só pode ser inscrito no torneio continental caso o Atlético avance de fase.