Atlético-MG e Cruzeiro não se entendem e têm números diferentes do clássico

Enrico Bruno, Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bruno Cantini/Atlético-MG

    Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam desde 1921, mas cada clube tem sua estatística do confronto

    Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam desde 1921, mas cada clube tem sua estatística do confronto

Vencer o rival sempre é especial, não importa a situação ou o momento. E neste domingo (27), às 11h, no Independência, não vai ser diferente. Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro, em partida que vale a liderança da competição. Um atrativo a mais para um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. E para o lado alvinegro, o resultado positivo significa a vitória 200 sobre o grande rival.

Pelas estatísticas do Atlético-MG são 199 triunfos sobre o Cruzeiro em 492 clássicos disputados. Aconteceram 162 triunfos do clube celeste e 131 empates, incluindo o resultado do último encontro entre os grandes rivais de Minas Gerais. No segundo turno do Campeonato Brasileiro passado o clássico terminou em igualdade por 1 a 1, no Mineirão.

Já pelas contas do Cruzeiro, os números são bem diferentes. O time celeste aponta 474 confrontos, com 161 triunfos, 187 derrotas para o Atlético-MG e 126 empates.

De acordo com o clube alvinegro, todos os jogos entre as equipes estão considerados nas estatísticas, inclusive os compromissos entre as décadas de 1920 e 1940, época em que o Cruzeiro ainda se chamava Palestra Itália. Em contrapartida, a palavra oficial do time celeste é de que o clube fez uma recente recontagem do histórico de confrontos que possui em seu acervo e que seus atuais dados contabilizam todo e qualquer tipo de duelo realizado desde sua fundação, em 1921.

Súmulas não encontradas, registros de jornais, partidas incompletas e até mesmo duelos entre equipes principais contra reservas (chamadas de primeiro e segundo quadros) podem ajudar a explicar a diferença dos números apresentados por Atlético-MG e Cruzeiro. Abaixo, as atuais estatísticas de cada clube sobre o maior clássico de Minas Gerais:

Números de acordo com o Atlético-MG
492 jogos – 199 vitórias, 131 empates e 162 derrotas. 702 gols pró e 625 gols contra.

Números de acordo com o Cruzeiro
474 jogos – 161 vitórias, 126 empates e 187 derrotas. 613 gols pró e 671 gols contra.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos