Aguirre aproveita desfalques para armar o Atlético-MG de maneira diferente

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

    Diego Aguirre prepara o Atlético-MG com três volantes para o jogo com o Villa Nova

    Diego Aguirre prepara o Atlético-MG com três volantes para o jogo com o Villa Nova

Por muito tempo o torcedor do Atlético-MG se acostumou com um time escalado com dois volantes, um meia centralizado e outros dois pelos lados, sempre com muita velocidade. Estilo de jogo que deu certo nos últimos anos e foi mantida por Diego Aguirre em 2016. No entanto, com uma série de desfalques para o jogo com o Villa Nova, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, o treinador atleticano vai testar uma maneira diferente de jogar.

Se em 2015, com Levir Culpi, o Atlético chegou a jogar com apenas um volante, para o jogo deste sábado o time vai ter três jogadores da posição. A dupla titular nas últimas partidas, formada por Rafael Carioca e Júnior Urso, ganha a companhia de Leandro Donizete, titular do Atlético até três semanas atrás.

"É uma possibilidade, mas eu vou confirmar amanhã, antes do jogo. Mas é possível", comentou Diego Aguirre, que deve escalar o Atlético com Uilson, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tiago e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Júnior Urso; Robinho, Clayton e Lucas Pratto.

Trio que já atuou junto, mas por pouco mais de 30 minutos, no empate sem gols com o Colo-Colo, pela Libertadores, no Chile. Na ocasião o Atlético perdeu o meia Dátolo, lesionado, e Júnior Urso foi o escolhido para entrar e fechar o time. Alteração que causou uma série de dificuldades, já que a equipe foi bastante pressionada a partir de então. Não fosse a falta de pontaria dos jogadores adversários, o Atlético poderia não ter conquistado o ponto no Chile.

No entanto, começar o jogo com três volantes não é uma novidade com Diego Aguirre. Na goleada sobre o Boa Esporte por 5 a 1, no começo do Estadual, o treinador escalou uma equipe mesclada. Na ocasião, Rafael Carioca foi escalado, junto de Eduardo e de Júnior Urso, que fazia sua estreia pelo clube.

Então, caso seja necessário montar um time com três volantes no próximo compromisso pelo torneio continental, o time atleticano já vai estar mais acostumado. Mas pelo menos para começar o jogo, Aguirre já deve ter mais opções ofensivas. O meia Cazares, que já está no Equador, além de Luan e Hyuri, poupados, são alguns dos jogadores que podem retornar ao time. Já o meia Dátolo vai ficar mais alguns dias no departamento médico.

"O Luan não é preocupação para a Libertadores. Pelo o que estou conversando com os médicos, o Luan vai ser poupado para estar 100% para o jogo de quarta-feira", explicou Aguirre.

A viagem do Atlético para o Equador está marcada para domingo. Só então o clube vai divulgar a lista dos jogadores relacionados para o duelo pela 5ª rodada do grupo 5. Com 10 pontos, a equipe alvinegra precisa de apenas um empate para garantir vaga na próxima fase da Libertadores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos