Atlético-MG faz primeiro jogo de temporada que pode ter até 83 partidas

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bruno Cantini/Atlético-MG

    Técnico Roger Machado comandou três semanas de treinos antes da estreia em 2017

    Técnico Roger Machado comandou três semanas de treinos antes da estreia em 2017

Após exatas três semanas de pré-temporada o Atlético-MG faz neste sábado seu primeiro jogo oficial em 2017. O compromisso é diante do América, de Teófilo Otoni, pela rodada de abertura do Campeonato Mineiro, às 17h, no Estádio Independência. O jogo que marca a estreia de Roger Machado é o primeiro de um ano em que o time alvinegro pode disputar até 83 partidas.

Isso no cenário mais otimista possível, com o Atlético chegando nas finais de todas as competições que vai disputar e com título da Copa Libertadores, que garantiria ao clube mineiro a participação no Mundial de Clubes, em dezembro. A confiança entre os jogadores atleticanos é de uma grande temporada.

"A gente fica louco para jogar logo. A pré-temporada foi boa, de muito trabalho, deu para fazer muitas coisas boas. Fisicamente falando, tecnicamente... É o primeiro jogo, vamos fazer de tudo para buscar o resultado, mas também para ter movimentação, fazer gols. Enfim, para agradar ao Roger, agradar ao nosso torcedor".

O Atlético começa a temporada 2017 com pelo menos 60 jogos assegurados. Para entrar mais vezes em campo, é preciso ir bem dentro dele. De acordo com Fred, o pensando na Cidade do Galo é disputar os títulos de todas as competições. Campeonato Mineiro (11 garantidos e pode chegar a 15), Copa do Brasil (2 garantidos e pode chegar a 8), Copa Libertadores (6 garantidos e pode chegar a 14), Primeira Liga (3 garantidos e pode chegar a 6) e Campeonato Brasileiro (38 rodadas) são os compromissos atleticanos em 2017, que pode ter também o Mundial de Clubes (2 jogos), em caso de conquista continental.

"O mais importante é o coletivo, são as vitórias, levantar troféu. E é isso que nós vamos buscar em todos os campeonatos, temos muitos pela frente. Como todos sabem, uns são mais importantes do que outros. Mas quando se coloca a camisa do Galo, tem que dar o seu melhor, você está representando muita gente. É entender e praticar o que o Roger está pedindo para a gente, essa movimentação, compactação, para todo mundo evoluir da forma como ele quer".

Dos jogadores que vão estar em campo, apenas uma novidade, o zagueiro Felipe Santana. Mas a estreia mais aguarda vai ser a de Roger Machado. O treinador chegou ao Atlético com muita expectativa, após o grande trabalho no Grêmio. Embora a carreira como treinador ainda seja curta, Roger tem muitos anos de futebol. E na véspera do jogo com o América, de Teófilo Otoni, o comandante alvinegro não esconde o que sente. Aquele frio na barriga, como se fosse um jovem atleta.

"Com tranquilidade, mas a responsabilidade é aumentada. O resultado de campo determina as outras questões. O trabalho no Grêmio me credenciou a chegar aqui, mas serei mantido se obter os resultados. É melhor que exista essa expectativa positiva do que ser pressionado de outra forma", disse Roger Machado, um dos estreantes do dia.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X AMÉRICA (TO)

Data: 28 de janeiro de 2017, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel (MG)
Assistentes: Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo e Magno Arantes Lira (ambos MG)

ATLÉTICO-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Felipe Santana e Fábio Santos; Rafael Carioca, Yago, Luan, Cazares (Maicosuel) e Otero; Fred.
Técnico: Roger Machado

AMÉRICA (TO): Marcelo, Gleicinho, Diego Rosa,  Vinicius e Bruno Barrosç Kalu, Luisinho, Leandro Cruz e Dayvison e Pedrinho e Vieira.
Técnico: Marcelo Buarque.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos