Topo

Atlético-MG escolhe o Mineirão para o clássico com o América-MG

Atlético-MG e América-MG vão se enfrentar no Mineirão, no próximo domingo - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Atlético-MG e América-MG vão se enfrentar no Mineirão, no próximo domingo Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

12/02/2017 20h03

Pela tabela do Campeonato Mineiro de 2017, o clássico entre Atlético-MG e América-MG estava marcado para o Independência, estádio de preferência dos dois clubes. No entanto, por decisão da diretoria alvinegra, o confronto válido pela quarta rodada do Estadual vai acontecer no Mineirão. A alteração na tabela deve acontecer nesta segunda-feira.

A escolha da diretoria alvinegra tem alguns motivos. O primeiro deles é fato de o jogo ser contra o América, que é proprietário do Independência. Pelo edital de utilização do estádio, por ser dono do local, o América tem algumas preferências, como usar determinado vestiário e ficar no banco de reservas destinado ao time mandante, mesmo em jogo que é visitante.

Outro ponto do edital prevê que a torcida do América tenha de ficar no setor Pitangui, que tradicionalmente também é ocupado pela torcida do Atlético. O que complica a logística de operação do estádio, já que o local da torcida visitante, em dia de clássico com o América, é invertido.

Tanto é assim, que pelo terceiro clássico seguido com o América e com mando do Atlético que vai ser disputado no Mineirão. Foi lá que o clube alvinegro jogou na final do Campeonato Mineiro do ano passado e o confronto do segundo turno do Brasileirão.

Para completar, o Atlético planeja usar o Mineirão mais vezes em 2017. Se no ano passado foram dez jogos no Gigante da Pampulha, como estava previsto no orçamento financeiro do clube, no orçamento desta temporada estão previstas 15 partidas no Mineirão como mandante. No clássico com o Cruzeiro, pela Primeira Liga, o Atlético atuou como visitante, mas dividiu a renda, por ser um com divisão igual das torcidas.