Topo

Vantagem na 1ª fase já decidiu título, mas não preocupa atletas do Cruzeiro

Jogadores minimizam vantagem na primeira fase: o importante é vencer o jogo seguinte - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Jogadores minimizam vantagem na primeira fase: o importante é vencer o jogo seguinte Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

02/03/2017 04h00

Quanto vale terminar a primeira fase do Campeonato Mineiro na liderança? Ser o melhor time antes da fase de mata-mata é realmente importante na caminhada para o título? Apesar de seguir na caça do rival Atlético-MG, os jogadores do Cruzeiro não mostram tanta preocupação com o atual segundo lugar na tabela. Nesta noite de quinta-feira, os comandados de Mano Menezes entram em campo contra a Caldense e podem diminuir de cinco para dois a diferença de pontos para o rival. Contudo, o pensamento na Toca da Raposa é um só: de fazer bem o trabalho no jogo seguinte para, só depois, pensar em possíveis vantagens e desvantagens nas semi e finais.

"Temos que ir é jogo a jogo. Não tem importância acabar em primeiro ou segundo. Mas temos que ganhar, para não deixar a possibilidade de ficar perto. Temos que pensar jogo a jogo", falou o volante Ariel Cabral.

Artilheiro do time com seis gols, o atacante Rafael Sóbis também compartilha do mesmo pensamento. Para o jogador, o Cruzeiro não pode deixar de pensar em alcançar o topo da tabela, mas a prioridade será sempre em vencer o próximo adversário.

"Nosso time vem vencendo por não pensar nos outros. Claro que pensamos no próximo rival. Mas não importa se está atrás ou à frente, vamos sempre procurar vencer", disse.

Apesar de minimizar a atual desvantagem celeste, o pensamento dos atletas é diferente do posicionamento de Mano Menezes, que sempre valorizou a importância de terminar em primeiro e aproveitar a vantagem na fase seguinte, caso seja preciso. Vale lembrar que nos últimos anos a classificação e até o título foram decididos por causa do melhor desempenho na primeira fase. Em 2014, a final entre Cruzeiro e Atlético terminou em duas igualdades sem gols, mas o time celeste ficou com a taça por causa da campanha superior nas primeiras onze rodadas.

CRUZEIRO x CALDENSE

Motivo: 5ª rodada, Campeonato Mineiro 2017
Data/Hora: 02/03/2017, às 20h30
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jerferson Antônio da Costa (MG)
Assistentes: Breno Rodrigues e Douglas Almeida Costa (ambos de MG)

CRUZEIRO: Rafael; Ezequiel, Leo, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e Thiago Neves; Arrascaeta e Rafael Sobis. Técnico: Mano Menezes.

CALDENSE: Neguetti; Grafite, Alexandre Lazarini, Hélio e Rafael Estevam; Thiago Carpini, Mineiro, Álvaro e Ewerton Maradona; Luiz Eduardo e Zambi. Técnico: Thiago Oliveira.