Topo

Elias marca pela primeira vez, e Atlético-MG vence pela 100ª vez no Horto

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

13/03/2017 21h50

Como entrou em campo pela sétima rodada somente nesta segunda-feira, o Atlético-MG viu o rival Cruzeiro ficar na liderança do Campeonato Mineiro por pouco mais de 24 horas. Com o triunfo por 4 a 0 sobre o Tupi, com gols de Robinho, Gabriel, Elias e um contra de Marcel, o time alvinegro se mantém na ponta em Minas Gerais, com 100% de aproveitamento. Na próxima rodada o Atlético joga contra o Tricordiano, em partida que vai acontecer em Divinópolis.

O resultado diante do Tupi foi histórico, afinal foi a 100ª vez que o Atlético saiu vencedor de uma partida disputada no Independência desde a reconstrução do estádio, que serviu como suporte durante a Copa do Mundo de 2014. Em quase cinco anos de uso, o Atlético já jogou 147 vezes no Horto. São 100 vitórias, 32 empates e 15 derrotas.

Na melhor atuação pelo Atlético, Elias faz um golaço

Grande contratação da temporada, o volante Elias completou diante do Tupi seu sétimo jogo pelo clube mineiro. Até então, com participações discretas, o grande momento do camisa 8 era o pênalti sofrido diante do Godoy Cruz, pela Libertadores. Lance que possibilitou o empate atleticano na argentina. Mas o jogo número 7 pelo Atlético é até o momento a grande partida de Elias pelo clube. O volante fez o que se esperava dele. Muita movimentação, roubadas de bolas e várias tabelas com os homens de frente. A boa atuação foi premiada com um golaço no fim da partida.

Robinho faz gol e quebra jejum de quatro meses

Foram pouco mais de quatro meses sem Robinho fazer um gol. Até fazer o segundo do Atlético contra o Tupi, o camisa 7 não marcava desde o dia 2/11/16, no empate em 2 a 2 com o Internacional, pela semifinal da Copa do Brasil. Nesse período, Robinho disputou somente nove jogos, sendo oito pelo Atlético, já que foram 30 dias de férias, algumas semanas de pré-temporada e mais algum tempo no departamento médico, por causa de uma contusão que sofreu defendendo a seleção brasileira. Diante do Tupi, Robinho chegou ao jogo de número 60 pelo Atlético, com 26 gols anotados.

Camisa provisória do Atlético recebe listras adicionais

Como o uniforme 2017 do Atlético vai ser lançado somente em abril, o time alvinegro tem utilizado camisas provisórias nos primeiros jogos do ano. No entanto, o uniforme 1, tem as costas toda branca. Por isso que no clássico com o América-MG, mesmo mandante, o Atlético teve de atuar de camisa branca. Para evitar que a situação se repetisse diante do Tupi, que também tem camisa listrada em preto e branco, o clube da capital fez uma pequena adaptação no uniforme 1. O modelo ganhou três listras adicionais pretas, abaixo do número, permitindo que o Atlético atuasse com a camisa tradicional diante de sua torcida, enquanto o Tupi jogou de branco.

Atlético tem a melhor atuação na “Era Roger Machado”

O jogo com o Tupi foi apenas o 11º do Atlético sob o comando do técnico Roger Machado. Apesar de apresentar bons números, até então eram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota, o time ainda não tinha feito uma apresentação para deixar a torcida confiante. Pelo contrário, o péssimo primeiro tempo na Argentina, contra o Godoy Cruz, na estreia da Libertadores, deixou muita gente pessimista. Mas a goleada sobre o Tupi e, principalmente, a boa exibição, serve como um incentivo para uma equipe que está em formação.

Ausência da seleção parece que fez bem a Cazares

Na tarde desta segunda-feira a seleção do equador foi convocada para os próximos compromissos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, contra Paraguai e Colômbia. Nome constante entre os chamados pelo técnico Gustavo Quinteros, Juan Cazares ficou fora desta convocação. Horas depois, de volta ao time titular do Atlético, o camisa 10 se mostrou mais participativo do que em jornadas anteriores. Roubou bolas e deu o passe para o gol de Robinho.

Torcida festeja entrada de Luan como um gol

Pela primeira vez na temporada o meia-atacante Luan figurou entre os relacionados. O simples fato de o camisa 27 aparecer no banco de reservas foi motivo de comemoração por parte da torcida atleticana. Desde os minutos iniciais do segundo tempo a torcida pedia pela entrada do jogador, que não atuava desde dezembro do ano passado. Aos 19 o técnico Roger Machado chamou Luan para conversar, o suficiente para a torcida vibrar como se fosse um gol do Atlético.

Fred passa em branco pela segunda vez em 2017

Artilheiro do Atlético na temporada, com dez gols, Fred ficou sem balançar as redes do adversário pela segunda vez em 2017. A primeira foi contra o Tombense, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. Contra o Tupi, apesar de não fazer gols, o camisa 9 teve boa participação e esteve muito perto de fazer o que seria o 11º gol dele no ano. Na primeira tentativa um belo voleio, mas a bola foi para fora. Na etapa final, após ótimo passe de Fábio Santos, Fred parou em grande defesa de Paulo Henrique.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 4 X 0 TUPI

Data: 13/03/2017 (segunda-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 13.134 presentes
Renda: R$ 187.795,00
Árbitro: Felipe Fernandes Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (MG)
Cartões amarelos: Gabriel (CAM) Bruno Santos e Edmário (TUP)
Gols: Marcel (contra) aos 15 e Robinho aos 19 do primeiro tempo; Gabriel aos 15 e Elias aos 39 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-MG
Giovanni, Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Otero (Luan, aos 19 do 2º), Cazares e Robinho (Danilo, aos 31 do 2º); Fred (Rafael Moura, aos 31 do 2º).
Treinador: Roger Machado.

TUPI
Paulo Henrique, Lucas, Elivelton, Edmário e Bruno Santos; Marcel, Bonilha, Bruno Paiva (Dieguinho, no intervalo) e Ruan Teles; Jajá (Marcinho, aos 28 do 2º) e Caça-Rato (Matheus Pato, aos 36 do 2º).
Treinador: Aílton.