Topo

Já classificado à semifinal, Atlético-MG busca marca inédita no Mineiro

Jogadores do Atlético-MG comemoram gol de Rafael Moura, que mantém campanha 100% no Mineiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Jogadores do Atlético-MG comemoram gol de Rafael Moura, que mantém campanha 100% no Mineiro Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

20/03/2017 04h00

Com 24 pontos em oito rodadas, o Atlético-MG é líder isolado do Campeonato Mineiro e única equipe com 100% de aproveitamento. Restando três rodadas para o término da primeira fase, o time alvinegro já está classificado à semifinal e com vantagem, pois já garantiu pelo menos o segundo lugar nesta fase inicial.

Com URT, Cruzeiro e Caldense pela frente, o Atlético busca uma marca inédita no atual formato da competição. Desde que o Mineiro passou a ser disputado com os clubes se enfrentando numa fase inicial seguido por mata-mata, em 2004, jamais algum clube conseguiu fechar a primeira fase com 100% de aproveitamento.

O Cruzeiro, em 2013, foi quem chegou mais perto. Foram dez vitórias e somente um empate nas 11 rodadas de primeira fase do Mineiro. O empate aconteceu diante do Guarani, de Divinópolis. Já o Atlético fez sua melhor campanha na fase inicial em 2012, quando somou 29 pontos, com nove vitórias e dois empates. Marca que o Cruzeiro também atingiu em duas oportunidades, em 2014 e 2016.

“Nosso intuito é terminar o campeonato em primeiro lugar, para sempre decidir em casa e tirar proveito do empate nas fases seguintes. Mas é ir jogo a jogo. Depois ainda tem o clássico, é um jogo à parte. Mas é meta é classificar como primeiro geral e, quem sabe, quebrar recordes do campeonato”, comentou o meia-atacante Luan.

Desde 2012, quando foi campeão invicto, que o Atlético não termina a primeira fase do Mineiro na liderança. Naquele ano, o time comando por Cuca, somou oito vitórias consecutivas, até empatar o clássico com o Cruzeiro. Marca que a equipe de Roger Machado já atingiu e pode superar neste domingo, contra URT, no Independência.

“Sem dúvida, esse é o grande objetivo. Estamos tentando manter essa liderança e estamos conseguindo, fazendo bons jogos. E é tentar manter, faltam poucas rodadas para acabar a primeira fase e a gente sabe que qualquer tipo de vantagem nas fases seguinte é importante. Então, vamos atrás dessa vantagem”, completou o lateral esquerdo Fábio Santos.

Um ponto positivo para o Atlético nesta disputa do Campeonato Mineiro é a o calendário folgado em relação à Copa Libertadores. O time alvinegro só volta a jogar pela competição continental após o encerramento da fase inicial do Estadual, dando a Roger Machado a possibilidade de sempre ter força máxima no torneio local.