Topo

Confiança e satisfação para torcida: o que vale o clássico para o Cruzeiro

Mesmo sem a liderança, Cruzeiro quer recuperar o moral com boa atuação no clássico - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Mesmo sem a liderança, Cruzeiro quer recuperar o moral com boa atuação no clássico Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

30/03/2017 04h00

Há menos de uma semana, o clássico entre Cruzeiro e Atlético deste sábado era tratado como um divisor de águas no Campeonato Mineiro. A quatro pontos do rival, o time seguia vivo para tentar tirar a liderança do rival. Mas os resultados dos últimos dias não colaboraram e as equipes irão duelar com as situações praticamente definidas. O Galo já tem o primeiro lugar garantido, enquanto a Raposa está próxima de assegurar o segundo posto. Porém, apesar de perder a "importância esportiva" na tabela, o encontro dos dois maiores clubes do estado ainda vale muita coisa. No lado celeste de BH, reencontrar o caminho das vitórias será essencial para recuperar a confiança e dar uma satisfação ao seu torcedor, que amargou empates indigestos recentemente.

"Todos que jogam um clássico querem vencer. Para nós, temos que dar uma resposta para a torcida, deixar o torcedor feliz no final de semana e aumentar a confiança para o jogo contra o Nacional (do Paraguai, pela Copa Sul-Americana). Então esse jogo é fundamental, temos que fazer uma grande partida e impor nosso futebol", comentou o atacante Alisson.

A necessidade de se explicar para o torcedor citada pelo atacante é devido à queda de produção nos últimos jogos. Além de um empate sem gols pela Primeira Liga, o Cruzeiro também não conseguiu vencer nos últimos dois jogos do estadual, o que acabou comprometendo e tirando a equipe da briga pelo topo da tabela. Além disso, como adiantou Alisson, triunfar no clássico dará gás extra para as outras competições. Três dias após pegar o Atlético, o time celeste voltará ao Mineirão para receber o Nacional, do Paraguai, pela Copa Sul-Americana. Na semana seguinte, terá pela frente ninguém menos que o São Paulo, pela Copa do Brasil. Tudo isso dividindo as atenções com a semifinal do estadual.

"É um momento de fazermos um grande jogo. Sabemos que teremos um mês pesado em abril, com a Sul-Americana, a Copa do Brasil, daqui a pouco a semifinal do Mineiro. Temos que estar com a cabeça tranquila, e nada melhor que ganhar um clássico para dar confiança para os próximos jogos", acrescentou Alisson.

Apesar do momento aquém do esperado, o Cruzeiro também poderá se apegar ao histórico dos últimos confrontos. Nos últimos seis clássicos, a equipe não perdeu para o maior rival. O último aconteceu no início de fevereiro e terminou com a vitória simples, mas importante da Raposa, pela Primeira Liga.

"Já tivemos uma oportunidade de jogar neste ano, fizemos um grande jogo. Vamos conversar e ver o que o Mano vai pedir. O Atlético tem muita qualidade, mas temos totais condições de vencer no Mineirão de novo, como foi no começo deste ano".