Topo

Com gol de Thiago Neves e expulsão de Fred, Cruzeiro vence Atlético de novo

Fred recebeu vermelho por dar um soco em Manoel, no clássico Cruzeiro x Atlético-MG - Divulgação Mineirão - Divulgação Mineirão
Fred foi expulso ainda no primeiro tempo do clássico mineiro
Imagem: Divulgação Mineirão

Enrico Bruno, Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/04/2017 17h54

A sequência do Cruzeiro era de três empates, contra Joinville, Tombense e Uberlândia, ao ponto de o técnico Mano Menezes admitir que a equipe havia caído de rendimento. Então, nada melhor do que vencer o maior rival para afastar qualquer time de contestação. Foi o que fez o Cruzeiro diante do Atlético-MG, com o triunfo por 2 a 1. Com gols de Thiago Neves e Arrascaeta, a equipe celeste venceu o rival pela segunda vez em 2017. Elias descontou para o Atlético.

Além de garantir a segunda colocação no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro ainda quebrou a campanha 100% do rival no Campeonato Mineiro, que até então eram de nove vitórias em nove partidas. De quebra, o tabu no clássico mineiro está mantido. Já são sete encontros sem vitórias do Atlético, com cinco triunfos do Cruzeiro e dois empates.

Thiago Neves faz o gol para ganhar confiança

Até o clássico com o Atlético, o meia Thiago Neves ainda não havia feito gols pelo Cruzeiro. Durante a semana o jogador lembrou seu histórico em clássicos por outros clubes, inclusive quando marcou três vezes num Fla-Flu, na primeira passagem pelo Fluminense. O sonho era repetir o feito em Minas Gerais, mas o camisa 30 não conseguiu neste sábado. Pelo menos Thiago Neves fez o primeiro gol pelo Cruzeiro, para ganhar a confiança que tanto deseja para começar a jogar o melhor futebol possível.

Fred agride Manoel e é expulso no primeiro tempo

O terceiro clássico de Fred pelo Atlético durou apenas 25 minutos. Até então pouco participativo na partida, o camisa 9 alvinegro deu um soco em Manoel e foi corretamente expulso pelo árbitro Igor Júnio Benevenuto. No momento do cartão vermelho, o Atlético tinha 71% de posse de bola, apesar de não criar grandes chances. Algo que mudou a partir da expulsão e complicou a atuação do time atleticano.

Cruzeiro de Mano trava o Atlético e aproveita expulsão

Um gol logo no primeiro minuto do clássico é tudo que alguma equipe deseja. E foi que fez o Cruzeiro, com Thiago Neves. Com vantagem no placar, a equipe celeste deixou a bola com o Atlético, mas marcou muito bem. Embora o rival tivesse ampla posse e presença no campo ofensivo, o goleiro Rafael fez apenas uma defesa na etapa inicial, em falta batida por Otero. Com a expulsão de Fred, aos 25 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro mudou a forma de jogar e aproveitou também a vantagem numérica para vencer o clássico.

Atlético controlou o jogo por 25 minutos, mas não criou

Apesar de sofrer um gol logo no primeiro lance do clássico, em falha do goleiro Giovanni, o Atlético mostrou muita tranquilidade em campo. O estilo de jogo foi mantido, com muita posse de bola e troca de passes em busca de espaço. Mas faltava criatividade, pois o Atlético não encontrou esse espaço na defesa do Cruzeiro, que estava muito bem postado em campo. O domínio em termos de posse de bola durou até o vermelho para Fred. A partir de então o Atlético recuou um pouco mais e tentou jogar de forma diferente, com Luan entrando no lugar de Cazares.

Arrascaeta, sempre ele nos clássicos com o Atlético

Jogar bem contra o Atlético e fazer gols está se tornando uma rotina para Arrascaeta. O uruguaio já disputou o maior jogo do futebol mineiro em sete oportunidades e com o gol deste sábado já tem quatro sobre o grande rival, além de três assistências. Com Arrascaeta em campo contra o Atlético, o Cruzeiro tem três vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Rafael Moura marca, mas em impedimento

Por alguns segundos a torcida do Atlético chegou a comemorar o que seria o gol de empate. Na base do abafa, o time alvinegro conseguiu encurralar o Cruzeiro nos minutos finais, mesmo com um jogador a menos. Marcos Rocha cruzou a bola para área e Fábio Santos não conseguiu desviar a bola para o gol, mas foi o suficiente para deixar Rafael Moura em impedimento. O camisa 13 fez o gol, comemorou, mas logo viu que o lance já estava anulado pela arbitragem.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 1 ATLÉTICO-MG

Data: 01/04/2017 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 35.459 pagantes
Renda: R$ 1.000.426,00
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa e Ricardo Júnio de Souza (ambos MG)
Cartões amarelos: Ariel Cabral, Diogo Barbosa, Ezequiel, Rafael Sóbis e Rafael (CRU) Marcos Rocha e Elias (CAM)
Cartão vermelho: Fred (CAM)
Gols: Thiago Neves a 1 minuto do primeiro tempo; Arrascaeta aos 13 e Elias aos 42 minutos do segundo tempo

CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Léo, Manoel e Diogo Barbosa (Fabrício, aos 25 do 2º); Hudson, Ariel Cabral (Lucas Silva, aos 13 do 2º), Rafinha (Ábila, aos 33 do 2º), Thiago Neves e Arrascaeta; Rafael Sóbis.
Treinador: Mano Menezes.

ATLÉTICO-MG
Giovanni, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Otero (Marlone, aos 16 do 2º) e Cazares (Luan, aos 41 do 1º); Robinho (Rafael Moura, aos 31 do 2º) e Fred.
Treinador: Roger Machado.