Topo

Na volta de Fábio, Cruzeiro conta com Dedé e Ábila para vencer o Democrata

Dedé marcou um dos gols do Cruzeiro na vitória sobre o Democrata-GV - Washington Alves/Cruzeiro
Dedé marcou um dos gols do Cruzeiro na vitória sobre o Democrata-GV Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

09/04/2017 12h53

O Cruzeiro venceu o Democrata, de Governador Valadares, na manhã deste domingo (9), por 2 a 0, pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro. A partida que marcou o retorno de Fábio aos gramados contou também com gol de um atleta que ficou mais de um ano sem entrar em campo. Dedé fez o primeiro gol do jogo disputado no Mineirão. Ábila fez o segundo em cobrança de pênalti.

Com o resultado, os comandados de Mano Menezes chegam a 27 pontos, mesma pontuação do líder Atlético-MG. O time celeste, contudo, não pode passar o arquirrival devido aos critérios de desempate. O Democrata, por sua vez, termina o torneio na 10ª posição, com 10 pontos.

Classificado para a semifinal, o Cruzeiro aguarda a definição da rodada para descobrir quem será o seu adversário na fase de mata-mata. América-MG e URT são os possíveis oponentes da equipe de Belo Horizonte. O primeiro jogo ocorrerá no próximo domingo. 

O melhor: Ramón Ábila marca de novo e mantém média elevada de gols

Ramón Ábila, atacante do Cruzeiro - Washington Alves/Cruzeiro - Washington Alves/Cruzeiro
Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

O centroavante foi o principal nome da vitória do Cruzeiro sobre o Democrata/GV, na última rodada da primeira fase do Mineiro. Ele marcou em cobrança de pênalti e fez o nono gol na temporada, igualando o número de Rafael Sóbis, artilheiro da equipe na atualidade. Já são nove em 592 minutos jogados, o que lhe confere uma média de um gol a cada 65,7 minutos.

Os piores: Marcos Vinícius fica sumido no Cruzeiro e Gerley faz pênalti violento em Ábila

Marcos Vinícius voltou a ter oportunidades com as cores do Cruzeiro. O meio-campista foi escalado como titular, mas pouco acrescentou na criação de jogadas e deixou o campo aos 22 minutos do segundo tempo. A saída foi por opção do técnico Mano Menezes. Rafinha entrou na vaga do jogador. Gerley protagonizou um dos priores lances da partida matutina. O zagueiro acertou o peito de Ramón Ábila com o pé direito dentro da área e o árbitro Antônio Márcio Teixeira da Silva (MG) assinalou pênalti. O zagueiro do Democrata ainda foi expulso por conta do lance.

Dedé volta a marcar, mas conta com erro de arbitragem

Atuando novamente como titular, Dedé balançou a rede na manhã deste domingo. Ele aproveitou sobra em finalização de Élber e mandou para o gol de Alencar de carrinho. O último gol do Mito foi em 19 de outubro de 2014. À época, ele garantiu a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Vitória, pela 29ª rodada do Brasileirão. O problema é que, no lance ocorrido aos 18 minutos do primeiro tempo, o defensor estava em posição irregular.

Fábio retorna aos gramados depois de oito meses afastado

Fábio, goleiro do Cruzeiro - Washington Alves/Cruzeiro - Washington Alves/Cruzeiro
Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Recuperado de uma cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado anterior do joelho direito, o goleiro entrou em campo na manhã deste domingo na condição de titular. Mano optou por poupar alguns jogadores, visando os confrontos da Copa do Brasil, Sul-Americana e reta final do Campeonato Mineiro e o experiente goleiro substituiu Rafael. Capitão da equipe, ele não entrava em campo desde o jogo contra o Coritiba, no estádio Independência, em 14 de agosto de 2016. Em seu retorno aos gramados, o camisa 1 pouco trabalhou e a Raposa saiu vitoriosa.

Na volta ao Mineirão, Dedé entra em campo com filho

Dedé, zagueiro do Cruzeiro - Washington Alves/Cruzeiro - Washington Alves/Cruzeiro
Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Dedé não entrava em campo em uma partida no Mineirão desde 28 de fevereiro de 2016, quando o Cruzeiro empatou com o América-MG, por 1 a 1. Escalado como titular neste domingo (9), o Mito deu os primeiros passos no gramado ao lado do filho Gabriel, que completou cinco meses de seu nascimento há exatamente uma semana.

Torcedor do Demorata/GV é homenageado no Mineirão

Jefferson Ricardo Dias de Oliveira, conhecido como Cegão, faleceu na semana passada, quando a Pantera venceu o América de Teófilo Otoni por 1 a 0. O duelo era válido pela 10ª rodada o Estadual. Na ocasião, o apaixonado pelo Democrata sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e não resistiu. Na manhã deste domingo, ele foi homenageado com um minuto de silêncio. O curioso é que o fato, corriqueiro no pontapé inicial, ocorreu na volta do intervalo.


FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X DEMOCRATA

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 9 de abril de 2017 (domingo)
Horário: às 11h (de Brasília)}
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva (MG)
Auxiliares: Pablo Almeida Costa e Douglas Almeida Costa
Cartões amarelo: Lucas Romero, Ramón Ábila (Cruzeiro); João Figueiredo, Lima (Democrata)
Cartão vermelho: Gerley (Democrata)

Gols: Dedé - 18'/1ºT (1-0); Ramón Ábila - 28'/2ºT (2-0)

CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Dedé, Kunty Caicedo e Bryan; Lucas Silva, Lucas Romero (Nonoca), Fabrício, Marcos Vinícius (Rafinha) e Élber; Ramón Ábila.
Técnico: Mano Menezes.

DEMOCRATA
Alencar; Alan (Guilherme), Wellington, Gérley e Vitinho; Glaydson, Lima, Matheus Roldan e Andrey (Jefferson); João Figueiredo (Ricardo) e Lourival.
Técnico: Márcio Pereira.