Topo

É o time a ser batido? Invicto, Cruzeiro se impõe também nos grandes jogos

Mineiro, Copa do Brasil, Primeira Liga ou Sul-Americana. Cruzeiro segue invicto no ano - Washington Alves/Cruzeiro
Mineiro, Copa do Brasil, Primeira Liga ou Sul-Americana. Cruzeiro segue invicto no ano Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

16/04/2017 04h00

Já se passaram 20 partidas oficiais e pouco mais de dois meses de futebol em 2017, e o Cruzeiro segue invicto na temporada. Até aqui, a equipe de Mano Menezes alcançou 16 vitórias e empatou por outras quatro vezes. De todos os times que disputarão o Campeonato Brasileiro no próximo mês, o time celeste é o único que ainda não sabe o que é ser derrotado este ano. Tamanho é o bom desempenho neste início que o status de imbatível começa a ganhar cada vez mais força, principalmente após superar grandes adversários nacionais como aconteceu recentemente diante do São Paulo.

Apesar de não jogar a Copa Libertadores, como é o caso de Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, a equipe não caiu de rendimento diante de outros gigantes e também saiu vencedor. Foi assim nos dois clássicos contra o rival até aqui, além do primeiro compromisso na Sul-Americana, contra o Nacional-PAR, ou da primeira "decisão" diante do São Paulo em pleno Morumbi. Em todos eles, a vitória saiu.

"Em relação a ser batido ou não, não gosto muito disso, são equipes que estão jogando campeonatos diferentes. O Palmeiras está jogando uma Libertadores, montou um grupo de muita qualidade, a gente respeita todo mundo, mas vamos avançando dentro de uma temporada. Começando bem, esses resultados vão dando confiança para você afirmar determinadas situações e essas situações proporcionarem a evolução da equipe. Temos muito o que melhorar, sim, mas temos potencial para isso. E com vitórias é bem mais fácil", comentou Mano Menezes.

Apesar do contexto distinto em relação aos outros clubes, a forte presença de elenco e reposição de peças é o que confere ao Cruzeiro a atual invencibilidade. Vale lembrar que na partida contra o São Paulo, o time entrou em campo sem Ezequiel, Henrique, Robinho e Rafael Sóbis, titulares absolutos. Não por isso deixaram de manter o padrão de jogo e dar sequência aos bons resultados. Suplentes como Hudson, Rafinha e Ábila foram frequentemente chamados até aqui e mostraram que podem suprir a ausências dos companheiros à altura.

"A gente chegou para dar mais qualidade ao time, ajudar ainda mais, estamos nos empenhando, independentemente de quem o Mano coloque e em campo. Uma hora, a derrota vai chegar, mas para bater o Cruzeiro, será difícil. Para ganhar da gente, vai ter que correr dobrado", comentou Thiago Neves.

A próxima partida do clube será neste domingo e será mais uma com ares de decisão. No Independência, o Cruzeiro fará a primeira semifinal contra o América, pela Campeonato Mineiro. Apesar da vitória e da campanha superior na primeira fase, todo cuidado é pouco, já que o mesmo América foi quem não só eliminou a Raposa na semi de 2016, como ainda terminou o estadual do ano passado com a taça na mão.

A boa fase já supera grandes sequências dos últimos anos e só fica atrás da temporada de 2003, quando o clube venceu a inédita Tríplice Coroa. Naquela ocasião, o Cruzeiro de Luxemburgo ficou 34 jogos sem perder, empatando sete partidas e vencendo as outras 27. Recentemente, nas temporadas do bicampeonato brasileiro, a maior série sem ser derrotado não passou de 15 jogos.

AMÉRICA-MG x CRUZEIRO

Motivo: Jogo de ida, semifinal do Campeonato Mineiro 2017
Data/Hora: 16/04/2017, às 16h
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto
Assistentes: Pedro Araújo Dias Cotta e Ricardo Júnio de Souza.

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Auro, Messias, Rafael Lima e Ernandes; Gustavo Blanco, Juninho e Christian; Renan Oliveira, Mike (Gerson Magrão) e Hugo Almeida (Matheusinho). Técnico: Enderson Moreira.

CRUZEIRO: Rafael; Mayke, Léo, Manoel e Diogo Barbosa; Ariel Cabral, Hudson, Arrascaeta, Thiago Neves, Rafinha; Ábila. Técnico: Mano Menezes.