Topo

Atlético-MG defende marca de 5 jogos decisivos sem levar gols do Cruzeiro

Dagoberto celebra gol do Cruzeiro na final do Mineiro de 2013 contra o Atlético-MG - Marcus Desimoni/UOL
Dagoberto celebra gol do Cruzeiro na final do Mineiro de 2013 contra o Atlético-MG Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Enrico Bruno, Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

07/05/2017 04h00

O empate sem gols com o Cruzeiro, no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, no Mineirão, deixa o Atlético-MG com o direito de empatar mais uma vez para ser campeão estadual em 2017. Portanto, caso não sofra gols do rival, o clube alvinegro vai conquistar o estadual de Minas Gerais pela 44ª vez. E já faz tempo que o Cruzeiro não consegue fazer um gol no Atlético numa partida de final.

Já são 507 minutos que o Atlético não leva um gol do Cruzeiro numa decisão, sem contar os acréscimos. Desde que decidiram o Mineiro de 2013, os dois clubes jogaram mais cinco vezes por alguma final. Além do primeiro jogo desta decisão, Galo e Raposa disputaram os títulos do Mineiro e da Copa do Brasil, ambos em 2014.

O último tento celeste diante do Atlético numa decisão foi em 2013, na vitória por 2 a 1 no segundo jogo da final do Mineiro. Depois disso, também pelo Estadual em 2014, o Cruzeiro ficou com o título com dois empates por 0 a 0. Já na Copa do Brasil daquele deu Atlético, que venceu os dois jogos: 2 a 0, no Independência, e 1 a 0, no Mineirão.

Mesmo com esse retrospecto e com a vantagem favoráveis ao lado alvinegro, o técnico Roger Machado promete uma equipe que vai atuar em busca da vitória.

“Com relação à vantagem que temos, por ter conquistado esse direito na primeira fase, o que tenho dito para os jogadores é saber jogar com a vantagem, mas não pela vantagem. Desejamos vencer o clássico e se tornar campeão mineiro. Isso pode ser concretizado com um empate ou uma vitória. Mas temos que jogar um clássico procurando vencer. Atuar e jogar com o regulamento a nosso favor, mas não em função dele”.