Topo

Cruzeiro vence o Villa Nova no ritmo de Rafinha, o artilheiro do Mineiro

Rafinha, do Cruzeiro, comemora gol marcado contra o Villa Nova - Divulgação Mineirão
Rafinha, do Cruzeiro, comemora gol marcado contra o Villa Nova Imagem: Divulgação Mineirão

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

17/02/2018 18h24

O Cruzeiro tem um elenco recheado de estrelas, que conta com nomes de peso no cenário nacional, como Fábio, Edílson, Henrique, Thiago Neves e Fred. Mas nenhum deles tem brilhado tanto nos primeiros jogos de 2018 como o meia Rafinha. Um jogador importante para compor elenco, mas que tem sido fundamental para a Raposa nas primeiras partidas do Campeonato Mineiro. Foi dele o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Villa Nova, neste sábado, no Mineirão, pela sétima rodada do Estadual.

Com mais um triunfo, o sexto em sete rodadas, a equipe do técnico Mano Menezes chegou a 19 pontos em 21 possíveis. Líder isolado da competição. Agora, o Cruzeiro tem mais uma semana de trabalho antes do duelo com o Boa Esporte, mais uma vez no Mineirão. O último compromisso antes da estreia na Copa Libertadores.

Rafinha mantém fase artilheira

Rafinha comemora gol do Cruzeiro contra o Villa Nova pelo Campeonato Mineiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Rafinha é o artilheiro do Mineiro, com cinco gols
Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Cinco gols nas primeiras sete rodadas do Campeonato Mineiro. Rafinha vive um momento em que jamais teve na carreira. Essa fase artilheira é algo inédito para o meia, que chegou a dez gols com a camisa celeste. Detalhe que os cinco primeiros foram marcados em quase duas temporadas. Rafinha é o artilheiro isolado do Estadual.

Mancuello fica apenas um tempo em campo

Um dos destaques do Cruzeiro no triunfo sobre o Democrata-GV, Mancuello foi mantido entre os titulares por Mano Menezes. Porém, desta vez, o argentino atuou um pouco mais adiantado, já que a dupla de volantes formada por Henrique e Ariel Cabra estava em campo. No entanto, o desempenho de Mancuello foi abaixo do que apresentou em Governador Valadares. Amarelado, ele deixou o jogo no intervalo, para a entrada de Robinho.

Fred tenta repetir golaço de Arrascaeta

Fred tentou marcar gol de voleio, no duelo do Cruzeiro com o Villa Nova - Divulgação Mineirão - Divulgação Mineirão
Fred tentou marcar gol de voleio, no duelo do Cruzeiro com o Villa Nova
Imagem: Divulgação Mineirão

O Cruzeiro venceu o clássico com o América-MG graças ao golaço do uruguaio Arrascaeta, de voleio. Contra o Villa Nova, foi a vez de Fred tentar marcar de voleio. O centroavante cruzeirense até fez o movimento correto, mas a precisão não foi das melhores e a bola passou muito longe do gol defendido por Renan.

Bela troca de passes para o primeiro gol

Nas vezes em que jogou no Mineirão nesta temporada, o Cruzeiro tempo mostrado muito qualidade para trocar passes. Não foi diferente contra o Villa. Nova e foi assim que surgiu a jogada do primeiro gol, marcado por Rafinha. Lance que teve a participação de Fred, fora da área, e Henrique, dentro da área, como um pivô.

Mineirão cheio e com muitas crianças

Foi a quarta partida do Cruzeiro como mandante em 2018. E assim como aconteceu nos duelos anteriores, contra Tupi, Uberlândia e América-MG, o Mineirão recebeu mais um bom público. Neste sábado, foram mais de 30 mil presentes para acompanhar a sexta vitória do líder do Campeonato Mineiro. Um detalhe que chama a atenção é a quantidade de crianças no estádio, algo possível com a política de preços populares praticada pelo Cruzeiro neste começo de temporada.

Fábio faz a defesa do jogo

O Villa Nova pouco conseguiu chegar na área do Cruzeiro. Finalizar era algo ainda mais complicado. Numa das poucas tentativas da equipe de Nova Lima, com Dudu, no primeiro minuto do segundo tempo, Fábio justificou a fama de ser um dos melhores goleiros do Brasileiro. O camisa 1 do Cruzeiro saltou na bola e defendeu com a mão trocada, em um lance que parecia indefensável.

Robinho fora do próximo jogo

Na próximo sábado (24) o Cruzeiro recebe o Boa Esporte. A partida válida pela oitava rodada do Campeonato Mineiro vai ser disputada no Mineirão, às 16h30. O técnico Mano Menezes tem uma baixa para o duelo. O meia Robinho recebeu o terceiro cartão amarelo, já nos minutos finais da partida com o Villa Nova e está suspenso. A partida com o Boa antecede a estreia do Cruzeiro na Copa Libertadores, dia 27, contra o Racing, na Argentina.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 0 VILLA NOVA

Data: 17 de fevereiro de 2018, sábado
Horário: 16h30 (de Brasília)
Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Felipe Fernandes Lima (MG)
Assistentes: Douglas Almeida Costa e Marcyano da Silva Vicente (ambos MG)
Cartões amarelos: Mancuello, Fred, Edilson e Robinho (CRU) Gustavo Eugênio, Carrara e Elias Ceará (VIL)
Gol: Rafinha, aos 30 minutos do primeiro tempo

CRUZEIRO: Fabio, Edílson, Manoel, Murilo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Mancuello (Rafinha, no intervalo) e Rafinha; Arrascaeta (Rafael Sóbis, aos 39 do 2º) e Fred (Raniel, aos 30 do 2º).
Técnico: Mano Menezes.

VILLA NOVA: Renan, Marcelo Tchê, Gustavo Eugênio, Rafael Vitor e Maninho; Elias Ceará, Paulo Vitor, Pinguim (Nequinha, no intervalo), Otávio (Iury, aos 36 do 2º) e Carrara; Dudu (Filipinho, aos 30 do 2º).
Técnico: Ito Roque.