Topo

Distante da liderança, Atlético-MG usa rodadas finais para ajustar o time

Atlético-MG busca a terceira vitória consecutiva, algo ainda inédito em 2018 - Divulgação
Atlético-MG busca a terceira vitória consecutiva, algo ainda inédito em 2018 Imagem: Divulgação

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/02/2018 04h00

Durante as 11 rodadas da primeira fase do Campeonato Mineiro, Atlético-MG e Cruzeiro fazem uma disputa particular, pela primeira colocação. Terminar a fase inicial na liderança garante vantagens até a final da competição, como jogar por dois empates e decidir dentro de casa. Como a ponta é algo distante para o Galo, a meta nestas rodadas finais é ajustar a equipe. É com esse pensamento que o Atlético entra em campo para enfrentar o Tupi, neste domingo, às 17h, no Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora.

Apesar de o Galo ainda ter mais quatro partidas para disputar, o início ruim de competição praticamente tirou a equipe alvinegra da disputa pelo primeiro lugar. Neste momento, o Cruzeiro tem 22 pontos, o dobro em relação ao rival. Como seria preciso o Atlético vencer todos os seus jogos e a Raposa fazer no máximo um ponto em três partidas, a liderança não é mais objetivo na Cidade do Galo.

Deixar o time preparado para as fases finais e demais competições é o que importante neste momento. Por isso, o técnico interino Thiago Larghi optou por relacionar todos os titulares para o duelo com o Tupi. A tendência é que alguns fiquem no banco de reservas, mas é certo que a base da equipe que atuou nas duas últimas partidas, contra América-MG e Botafogo-PB, vai estar em campo.

“Vamos entrar bem focados para conquistar essa vitória, que a gente sabe que é bem importante pontuar no Mineiro para classificar bem. Vamos levar com seriedade a partida porque a gente sabe da importância dela”, disse Thiago Larghi, que encontrou escalou o mesmo time nos dois últimos compromissos.

Tirando como base as vitórias recentes, o Atlético mais uma vez deve adotar uma postura mais defensiva e explorando a velocidade de seus homens de frente. Estratégia que funcionou muito bem contra América-MG e, especialmente, diante do Botafogo-PB.

“O Thiago vem trabalhando com a gente bastante. Temos um contra-ataque rápido, tocando bem a bola e explorando a velocidade. Deu certo e agora torcemos para continuar assim contra o Tupi”, disse Róger Guedes, fez gols nos dois jogos citados.

Com 11 pontos conquistados, o Atlético precisa de pelo menos mais uma vitória para garantir sua classificação às quartas de final do Mineiro. Se o primeiro lugar é algo bem distante, o clube alvinegro ainda briga pela segunda colocação, que garante vantagem na próxima fase e também na semifinal, caso avance.

FICHA TÉCNICA
TUPI X ATLÉTICO-MG

Data: 25 de fevereiro de 2018, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Pedro Araújo Dias Cotta (ambos MG)

TUPI: Vilar, Afonso, Mateus, Wellington (Sidmar) e Patrick Brey; Léo Costa, Léo Salino, Vitinho, Tchô e Renato Kayser; Reis.
Técnico: Ricardo Leão (interino).

ATLÉTICO-MG: Victor, Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Elias e Otero, Róger Guedes, Erik e Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi (interino).