Topo

Globo e política do Galo farão Independência receber 2 jogos no mesmo dia

Estádio Independência vai ter um domingo diferente, com dois jogos no mesmo dia - Bruno Cantini/Atlético-MG
Estádio Independência vai ter um domingo diferente, com dois jogos no mesmo dia Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/03/2018 04h00

Quatro dos seis jogos da 9ª rodada do Campeonato Mineiro vão ser disputados no mesmo dia, o próximo domingo. Dois deles serão no mesmo estádio e com as três maiores torcidas de Belo Horizonte envolvidas. Pela manhã, às 11h, o maior confronto do futebol mineiro, com Atlético-MG x Cruzeiro. Um pouco mais tarde, às 17h, é a vez de o América-MG receber o Democrata-GV.

Mas por que Atlético, Cruzeiro e América vão jogar no mesmo dia no Horto? A pergunta foi feita pelo UOL Esporte aos envolvidos. Uma série de fatores explicam o motivo de duas partidas no mesmo estádio e separadas por pouco mais de quatro horas. Veja abaixo o que levou a Federação Mineira de Futebol tomar a decisão de marcar dois jogos no Independência para o dia 4 de março de 2018.

Clássico fora da televisão aberta

Thiago Neves comanda meio de campo do Cruzeiro contra o Atlético-MG - André Yanckous/AGIF - André Yanckous/AGIF
Clássico deste domingo entre Atlético e Cruzeiro não vai ter transmissão na TV aberta
Imagem: André Yanckous/AGIF

Por força de contrato, o clássico entre Atlético e Cruzeiro da primeira fase do Mineiro não é transmitido pela Rede Globo, detentora dos direitos da competição. A estratégia é não passar o jogo mais atrativo da competição para aumentar a receita com a venda de pacotes no Pay-Per-View. Bom também para os clubes, já que sem TV aberta a demanda por ingressos sobe.

Sem ter o maior duelo do futebol mineiro na grade, a Globo escolheu América-MG x Democrata-GV para ser o jogo da rodada televisionado para boa parte de Minas Gerais, o que já se tornou um costume em situações do tipo. Com exceção dos clássicos com Atlético e Cruzeiro, o América só é transmitido na TV aberta na rodada em Galo e Raposa se enfrentam.

Interferência das Copas Libertadores e do Brasil

Como o jogo do América tem de ser no domingo, às 17h, para atender a detentora dos direitos de transmissão, bastava o clássico entre Atlético e Cruzeiro ser disputado no sábado, como aconteceu no ano passado. Porém, de acordo com a assessoria de imprensa da FMF, a entidade optou por não tirar o jogo do domingo por causa das participações de Cruzeiro e Atlético nas Copas Libertadores e do Brasil, respectivamente. A Raposa enfrentou o Racing, na Argentina, na terça (27), e o Galo jogou contra o Figueirense, em Florianópolis, no dia seguinte (28).

A agenda, porém, tecnicamente não impediria a realização do jogo no sábado. Mesmo jogando fora de casa, Cruzeiro e Atlético-MG teriam mais de dois dias de intervalo entre um jogo e outro, sendo que o Galo, com a agenda mais apertada, atuou em território nacional. 

A própria FMF admite que a sugestão de o clássico ser disputado no domingo, às 11h, foi da própria televisão. O horário não é novidade no duelo entre Atlético e Cruzeiro. Há dois anos, também no Independência, o confronto válido pela primeira fase do Estadual também foi numa manhã de domingo. O time celeste venceu por 1 a 0, com gol de Rafael Silva.

Atlético sequer procurou o Mineirão

Atlético-MG escolheu o Mineirão para duelo das oitavas de final da Copa Libertadores - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Atlético-MG jogou poucas vezes como mandante no Mineirão desde 2013
Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

É no mínimo curioso o Mineirão ficar sem receber uma partida de futebol em um domingo com duas partidas no Independência. Mas existem alguns motivos que fazem o estádio, que recebeu uma semifinal de Copa do Mundo, ficar fora desta rodada. Por opção da diretoria do Atlético, o Independência se tornou a casa do clube, com raras exceções, desde maio de 2012.

O Galo sequer procurou o Mineirão para negociar a possibilidade de levar o clássico para o Gigante da Pampulha. No entendimento dos dirigentes atleticanos, o custo do estádio é muito elevado. Segundo o presidente Sérgio Sette Câmara, durante sua gestão o Galo só vai jogar no Mineirão em fases decisivas, com a certeza de levantar um bom valor com a venda de ingressos.

América tem prioridade no Independência

O Independência pertence ao América, mas é administrado pela LuArenas, antiga BWA Arenas, que mantém uma parceria comercial com o Atlético. Porém, apesar de o Galo ter maior participação nas decisões que envolvem o Horto, é do Coelho a preferência para jogar. Pela licitação, sempre que tiver mais de um jogo marcado para o mesmo horário, a partida do América deve prevalecer.

A situação aconteceu na última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2013. Por se tratar de uma jornada decisiva, todas as partidas foram disputadas no mesmo dia e horário. Assim, o Atlético teve de enfrentar o Villa Nova no Mineirão e o Independência ficou com o América, que recebeu o Tombense.

Decisão tomada após o aval da Polícia Militar

Torcedores do Atlético-MG se protegem da chuva na chegada ao estádio Independência (18/12/2013) - Bernardo Lacerda/UOL - Bernardo Lacerda/UOL
Rua Pitangui é o local de concentração para atleticanos e americanos
Imagem: Bernardo Lacerda/UOL

A Federação Mineira de Futebol divulgou a mudança do horário no clássico entre Atlético e Cruzeiro no dia 13 de janeiro. A decisão, no entanto, só foi tomada após uma consulta à Polícia Militar, informou a assessoria de imprensa da FMF. Com o aval da PM, a entidade colocou duas partidas para o mesmo dia no Independência. A preocupação existe por se tratar de um estádio localizado em um bairro residencial.

Localizado no Horto, Região Leste de Belo Horizonte, o Independência é cercado por ruas estreitas e até mesmo um beco. A avenida mais próxima é a Silviano Brandão. Por esse fator, as torcidas se concentram em bares que ficam separados por poucos metros do estádio. A Rua Pitangui é a favorita dos torcedores do Atlético e do América, o que eleva a preocupação com a segurança, pois pode acontecer o encontro de atleticanos e americanos.

Limpeza vai ser a prioridade após o clássico

Torcida do América-MG abre um bandeirão - Carlos Cruz / Site Oficial - Carlos Cruz / Site Oficial
Torcida do América-MG vai usar apenas dois setores do Indepedência
Imagem: Carlos Cruz / Site Oficial

Em junho de 2016 o Independência teve seu menor intervalo entre dois jogos. No dia 18, às 21h, o América-MG recebeu o Coritiba pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Na manhã seguinte, às 11h, teve Atlético-MG x Ponte Preta. Foram cerca de 12 horas para deixar tudo preparado para o confronto entre alvinegros. Deu certo. Desta vez, vão ser apenas quatro horas de intervalo entre Atlético x Cruzeiro e América x Democrata.

Hélber Gurgel gerente administrativo da LuArenas, empresa que administra a Arena Independência, contou ao UOL Esporte qual é a prioridade assim que o juiz apitar o final do jogo.

“A nossa maior preocupação é com a limpeza. É fazer o serviço de assepsia para atender os torcedores do América. O que nos ajuda é que o América utiliza menos setores do que o Atlético. Então vamos concentrar todos os nossos esforços na limpeza dos setores especial Ismênia e Minas, além dos vestiários. Com isso, temos certeza absoluta que vamos vencer essa barreira e entregar o estádio dentro do que é adequado”, disse Gurgel, que espera a colaboração dos estafes de Atlético e Cruzeiro, para deixar os vestiários preparados para o jogo da tarde.

“Outra preocupação nossa é com a desocupação dos vestiários, que os clubes do primeiro jogo saíam com um tempo suficiente para a gente limpa. Mas acredito que os clubes estão cientes que são dois jogos, assim como a Federação. Como foi ela quem marcou, acredito que vai nos ajudar nisso”.

Além da limpeza nos locais citados, o campo também vai receber uma atenção especial. O gramado será cortado entre as duas partidas e, se necessário, as marcações serão pintadas.

Em 2000, teve rodada dupla e com o Corinthians

A última vez que os três clubes da capital atuaram no mesmo dia e no mesmo estádio foi pela Copa João Havelange, nome que recebeu o Campeonato Brasileiro de 2000. Foi em 4 de novembro daquele ano, um sábado. Então líder da competição, o Cruzeiro recebeu o Corinthians e venceu por 3 a 1, de virada. Na sequência, Atlético e América fizeram o clássico mineiro, vencido pela equipe alviverde, por 1 a 0.

Mesmo sendo um dia com dois jogos e grandes camisas envolvidas, o público no Mineirão não foi dos melhores. Apenas 18.670 torcedores pagaram ingresso. Naquela época o Gigante da Pampulha era bem diferente e tinha capacidade para receber mais de 100 mil pessoas. Desde então ele passou por duas reformas. A primeira em 2004 e a segunda, bem maior, foi entre 2010 e 2013, visando a Copa do Mundo de 2014.