Cruzeiro garante 1ª colocação e pode usar últimos jogos para testar elenco

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Thomás Santos/AGIF

    Jogadores como o capitão Henrique estão entre os mais utilizados por Mano em 2018

    Jogadores como o capitão Henrique estão entre os mais utilizados por Mano em 2018

Com a vitória por 1 a 0 diante do Atlético-MG, na manhã do último domingo, o Cruzeiro foi aos 25 pontos e já garantiu o topo da tabela na primeira fase do Campeonato Mineiro. Com mais dois jogos pela frente em uma semana, o técnico Mano Menezes pode até se dar ao luxo de aproveitar a gordura adquirida para poupar alguns atletas ou testar jogadores pouco aproveitados.

O próximo compromisso do Cruzeiro no estadual será na próxima quarta-feira. Às 21h45, a equipe recebe a URT no Mineirão. Para o confronto, a única mudança que já está certa é na lateral direita. Expulso no segundo tempo de jogo, Edilson vai desfalcar a equipe. Com isso, a oportunidade volta a aparecer para Lucas Romero, cada vez mais em alta quando é utilizado mesmo improvisado no setor.

Mas para ficar com a vaga, o argentino terá que brigar com Ezequiel, lateral de origem e à disposição de Mano. Outro desfalque certo, desta vez para parte da reta final do Mineiro, é De Arrascaeta. O camisa 10 foi convocado para amistosos da seleção do Uruguai e não estará disponível na partida das quartas de final e nos duelos de ida e volta da semifinal, retornando apenas em uma eventual decisão.

A começar pelo duelo contra o URT, Mano poderá utilizar o jogo para dar descanso a alguns atletas. Das dez partidas do Cruzeiro até aqui, Arrascaeta, Cabral, Egídio, Fábio, Henrique, Robinho e Rafinha foram os mais utilizados, com pelo menos oito compromissos cada. No sistema defensivo, a oportunidade pode pintar para os reservas Manoel, Digão e também Dedé, que retornou recentemente aos gramados depois de nove meses. Marcelo Hermes agradou nos dois jogos que atuou até aqui e vira opção caso Mano queira dar uma pausa para o veterano Egídio.

No meio-campo, Bruno Silva briga por uma vaga com Mancuello, que já contabiliza dois gols e uma assistência no ano. Mais à frente, Raniel largou em vantagem para continuar ocupando o lugar deixado por Fred na semana passada, mas Mano também poderá recorrer aos xarás Sóbis e Rafael Marques.

Depois de pegar a URT e o Patrocinense (no próximo domingo), fechando a primeira fase do Mineiro, o Cruzeiro vai começar uma sequência de jogos importantes neste primeiro semestre. A equipe irá jogar as quartas de final em casa contra o oitavo colocado do estadual. Pela liderança, a Raposa também irá decidir a semifinal e final no Mineirão, em caso de classificação. No meio das duas decisões, a equipe ainda recebe o Vasco em Belo Horizonte, em confronto válido pela segunda rodada da Copa Libertadores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos