Topo

Atlético tenta aprimorar pontaria para evitar clássico precoce no Mineiro

Atlético-MG precisa vencer para evitar a possibilidade de enfrentar o Cruzeiro antes da final - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Atlético-MG precisa vencer para evitar a possibilidade de enfrentar o Cruzeiro antes da final Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

08/03/2018 04h00

Uberlândia e Atlético-MG fecham a 10ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, nesta quinta-feira, às 19h15, no Estádio Parque do Sabiá. Se o time da casa joga para tentar sair da zona do rebaixamento, o Galo precisa de pontuar para confirmar sua classificação à próxima fase do Estadual. Mais do que isso, o Atlético precisa somar seis pontos nas duas últimas rodadas para afastar qualquer chance de um clássico precoce com o Cruzeiro.

Com menos de 50% de aproveitamento nas nove rodadas disputadas, o pior desempenho desde 2004, o Atlético pode ser ver obrigado a enfrentar o Cruzeiro na semifinal do Mineiro. Ou até menos nas quartas de final, já que o Galo ainda pode terminar a fase inicial da competição na oitava colocação.

Um cruzamento precoce com o Cruzeiro não está nos planos do Galo. Como certamente a Raposa não deseja enfrentar o Galo em alguma fase anterior do que a final. Para conseguir ter 100% de aproveitamento nos confrontos com Uberlândia e Tombense, o Atlético precisa melhorar sua pontaria.

Nas 12 partidas que o time disputou em 2018, pelo Mineiro e pela Copa do Brasil, foram 163 finalizações. No entanto, 102 foram fora do alvo. Isso significa dizer que de cada três tentativas atleticanas, duas são para fora. Número que ganhou destaque após a derrota para o Cruzeiro na rodada anterior. Foram 18 finalizações, sendo 13 para fora e somente cinco no alvo.

Quem mais chuta no time do Atlético é o venezuelano Otero, que está suspenso e não vai enfrentar o Uberlândia. Cazares foi escolhido pelo técnico interino Thiago Larghi. Então, entre os jogadores que vão jogar, Ricardo Oliveira foi quem mais finalizou até o momento. E a pontaria do camisa 9 do Galo não está muito boa.

Presente em dez dos 12 jogos do clube na temporada, o centroavante já finalizou 30 vezes. Foram 20 para fora e somente dez no rumo do gol. Até o momento são quatro gols anotados em 2018, sendo três no Campeonato Mineiro e um na Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA
UBERLÂNDIA X ATLÉTICO-MG

Data: 8 de março de 2018, domingo
Horário: 19h15 (de Brasília)
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (MG)
Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Leonardo Henrique Pereira (ambos MG)

UBERLÂNDIA: Roni, Cesinha, Bruno Costa, Ferron e Rogério; João Paulo, Leandro Santos, Marco Goiano, Ricardinho e Alê; Alfredo.
Técnico: Zé Teodoro.

ATLÉTICO-MG: Victor, Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Elias e Juan Cazares, Róger Guedes, Erik e Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi (interino).