Topo

Atlético-MG bate URT e faz clássico com América-MG na semifinal do Mineiro

Fabio Santos comemora gol do Atlético-MG contra o URT - Pedro Vale/AGIF
Fabio Santos comemora gol do Atlético-MG contra o URT Imagem: Pedro Vale/AGIF

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

18/03/2018 17h56

Se na quarta-feira o Atlético-MG sofreu bastante, para eliminar do Figueirense, na Copa do Brasil,  e a classificação foi após a disputa de pênaltis, neste domingo o torcedor atleticano teve uma decisão bem mais tranquila diante da URT. Apesar de não ter a vantagem do empate, o Galo jogou em casa, no Independência, e venceu por 1 a 0, gol de Fábio Santos. Resultado que coloca o alvinegro na semifinal do Campeonato Mineiro.

Pelo regulamento os confrontos das semifinais são definidos de acordo com a posição da primeira fase do torneio.  Dono da melhor campanha, o Cruzeiro vai enfrentar o Tupi, time com pior desempenho entre os semifinalistas. Assim, Atlético e América vão fazer um clássico regional na outra semifinal. Como o Coelho teve melhor campanha, joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.

Adilson seguro mais uma vez

Se no começo da temporada o volante Adilson não fazia parte dos planos de Oswaldo Oliveira, o jogador sequer fez a pré-temporada na Cidade do Galo, viajando para os Estados Unidos para disputar a Florida Cup com um elenco formado por reservas dos reservas mais alguns garotos da base. Agora a situação é bastante diferente. Adilson é dono do meio de campo do Atlético e, neste momento, é impossível escalar o Galo sem a presença do volante gaúcho.

Gabriel segue oscilando e causando sustos

A fase do zagueiro Gabriel não é das melhores. Titular do Atlético desde outubro de 2016, o defensor vive seu pior momento desde que assumiu a posição. E não foi diferente contra a URT. Gabriel falhou em alguns lances, possibilitando que a URT levasse perigo ao gol defendido por Victor.

Luan mostra em campo que é titular do Galo

Luan antes do jogo entre Atlético-MG e URT - Pedro Vale/AGIF - Pedro Vale/AGIF
Luan foi o jogador mais ovacionado pela torcida durante o aquecimento do Atlético-MG
Imagem: Pedro Vale/AGIF

As temporadas 2016 e 2017 foram de muita superação para Luan, que teve muitos problemas físicos, razão pela qual não conseguiu uma sequência de jogos e não se estabelecia como titular do Atlético. Em 2018, o meia-atacante parece ter deixado os problemas para trás. Após um período entrando durante os jogos, Luan ganhou a segunda oportunidade como titular em uma semana. O camisa 27 foi muito bem diante da URT e mostrou que é dono de uma das posições do time, desde que esteja sem nenhum problema físico.

Otero perdeu a posição após procedimento estético

Jogador do futebol brasileiro que mais deu assistências na temporada, já foram seis passes para gol, o meia Otero ficou no banco de reservas do Atlético diante da URT. Tudo pelo fato de o jogador ter passado por um procedimento estético no nariz. Fato que tirou Otero do treino de sábado, véspera do jogo válido pelas quartas de final do Mineiro. Como o procedimento foi sem autorização do clube, o meia venezuelano será multado. O Atlético não informou o valor.

Atlético criou muito, mas levou sustos

O primeiro tempo no Independência foi bastante movimentado. Ao todo foram 21 finalizações, sendo 15 do Atlético e seis da URT. E foi a equipe visitante que começou assustando, após cabeçada do zagueiro Dão. Felipe Alves e Eduardo Ramos também levaram perigo ao gol atleticano. O Galo, por sua vez, criou muitas oportunidades, mas novamente pegou nas finalizações. Das 15 tentativas, apenas cinco fora no rumo do gol.

Fábio Santos faz o primeiro com bola rolando

Há quase dois anos na Cidade do Galo, o lateral esquerdo Fábio Santos já disputou 103 partidas pelo Atlético. Contra a URT ele marcou o sexto gol pelo clube, mas o primeiro com a bola rolando. No ano passado, o camisa 6 se tornou o cobrador de pênaltis da equipe durante o Campeonato Brasileiro e converteu cinco penalidades. No lance em que Fábio Santos  marcou contra a URT, a bola ainda desviou no zagueiro Dão, mas a arbitragem confirmou que o gol foi mesmo do lateral atleticano.

Gols perdidos do Galo e a URT acerta a trave

Os primeiros minutos do segundo tempo foram de muitas chances criadas. Apenas uma para a URT, com Felipe Alves, que parou em Victor. O Atlético chegou várias vezes e são não marcou por causa das boas defesas do goleiro Marcão. A melhor delas em tentativa de Ricardo Oliveira. Após o momento de pressão do Galo, a URT chegou com perigo novamente, mas a finalização de Eduardo Ramos bateu na trave.

Róger Guedes fica no banco e não entra no jogo

Por opção de Thiago Larghi, o atacante Róger Guedes ficou no banco do Atlético contra a URT. O atacante não foi bem nas últimas partidas que atuou, por isso perdeu o lugar no time para Erik. Se nas partidas anteriores o camisa 23 se queixava de ser substituído durante o segundo tempo, dessa vez ele sequer entrou. Tomás Andrade, Otero e Gustavo Blanco foram os jogadores atleticanos que entraram no decorrer da partida.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 0 URT

Data: 18 de março de 2018, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: Quartas de final do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 11.741 pagantes
Renda: R$ 125.145,00
Árbitro: Jefferson Antônio da Costa (MG)
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Ricardo Junio de Souza (ambos MG)
Cartões amarelos: Leonardo Silva (CAM) Bruninho, Felipe Alves, Carlinhos, Marcão e Douglas Maia (URT)
Gol: Fábio Santos aos 41 minutos do primeiro tempo

ATLÉTICO-MG: Victor, Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Elias (Gustavo Blanco, aos 42 do 2º), Luan (Tomás Andrade, aos 29 do 2º) e Cazares; Erik (Otero, aos 29 do 2º) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi (interino).

URT: Marcão; Carlinhos, Dão, Victor Salinas (Éverton Maradona, aos 38 do 2º) e Douglas Maia; Diogo Orlando, Jô, Bruninho (Jean Carioca, aos 13 do 2º), Eduardo Ramos e Macena; Felipe Alves (Wellington, aos 26 do 2º).
Técnico: Rodrigo Santana.