Topo

Perto do retorno, Fred terá sombra de garoto em ótima fase no Cruzeiro

Enquanto Fred esteve fora, Raniel atuou bem e mostrou que pode dar conta - Washington Alves/Light Press
Enquanto Fred esteve fora, Raniel atuou bem e mostrou que pode dar conta Imagem: Washington Alves/Light Press

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

18/03/2018 04h00

Pouco mais de duas semanas após sofrer um estiramento na panturrilha direita, o atacante Fred já inicia seus primeiros trabalhos nos campos da Toca da Raposa. Contratação mais badalada do ano, o atacante está sendo preparado para voltar ao time ainda na semifinal ou em uma eventual final do Campeonato Mineiro. Mas, apesar do nome, experiência e faro de gol, o camisa 9 não terá vida fácil para recuperar seu posto. Aos 21 anos, o garoto Raniel está chamando atenção com apresentações decisivas e promete colocar uma dúvida na cabeça de Mano.

Por toda sua história no futebol brasileiro e internacional, Fred leva vantagem sobre Raniel, 13 anos mais novo. Sua experiência pode ser crucial para decidir partidas importantes como na Copa Libertadores e outros confrontos no decorrer do ano. Só que Raniel também vem ganhando a torcida e, diferentemente de Fred, vive um momento melhor que o do veterano antes de se machucar. Humilde, o garoto tem sido cauteloso quando perguntado sobre a chance de dar a dor de cabeça pela decisão ao técnico Mano.

"Quem sabe disso é o professor, eu estou fazendo o meu dever. Sempre que entrar, vou procurar dar o meu melhor. Deixo a dúvida para a cabeça dele, ele sabe o que é melhor para o time", disse Raniel, após seus dois gols no último domingo, contra o Patrocinense.

Enquanto ainda não tem de conviver com a disputa no time titular, Mano Menezes evita comentar sobre o assunto e adia a decisão para os próximos dias.

"Não existe briga de um jogador totalmente inteiro e outro que estava no DM. Eu tenho que esperar o Fred ficar bom, aí estabeleceremos uma boa briga. Mas ficamos felizes com o desempenho do Raniel, já estamos vendo isso desde o ano passado, fazendo gols que valem três pontos, que nos dão a classificação. Mas não temos que acelerar nada, todos os jogadores são importantes e não vou desmerecer a importância do Fred tem e que ainda terá pela frente", comentou o treinador.

Nos números, Raniel tem levado a melhor. Apesar de ter participado com frequência da construção de alguns gols do Cruzeiro, Fred só contabiliza um tento nos oito jogos que fez antes de se machucar, começando todos os compromissos como titular. Raniel só passou a ter mais oportunidades depois da lesão do camisa 9, mas não decepcionou. Foram seis partidas, sendo quatro delas entre os onze iniciais. Passou a substituir Fred justamente no clássico contra o Atlético, mas não sentiu a pressão e marcou o gol da vitória. No último domingo, foi o cara da partida e garantiu a classificação celeste à semifinal. Com três gols, o atacante já é o vice-artilheiro do time em 2018.

Para a partida da próxima quarta-feira, iniciando a semifinal do Campeonato Mineiro, a tendência é de que Raniel siga entre os titulares de Mano, já que Fred ainda estará em fase final de recuperação. No banco de reservas, o treinador terá a opção de Sassá e Rafael Marques. Sóbis, outro frequentemente utilizado, levou o terceiro cartão amarelo e não estará à disposição.