Topo

Atlético-MG festeja 110 anos e busca vaga na final do Mineiro como presente

Após festa na rua, Atlético-MG quer festejar aniversário com vaga na final - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Após festa na rua, Atlético-MG quer festejar aniversário com vaga na final Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/03/2018 04h00

Fundado por um grupo de estudantes, no coreto do Parque Municipal de Belo Horizonte, o Atlético-MG faz aniversário neste domingo. São 110 anos do clube de futebol em atividade mais antigo de Minas Gerais e um dos mais tradicionais do futebol nacional. A festa que começou na véspera, com a torcida, pode ficar completa com a classificação para a final do Campeonato Mineiro.

O Atlético enfrenta o América-MG, às 16h (de Brasília), no Independência, pela partida de volta da semifinal do Estadual. Com a vantagem de ter vencido o primeiro confronto por 1 a 0, o Galo joga pelo empate para chegar à decisão do Mineiro pela 12ª vez consecutiva. Ao Coelho, resta vencer. Como fez melhor campanha na primeira fase do que o Atlético, o América avança com o triunfo por qualquer diferença.

Portanto, um domingo especial para todos os atleticanos. E os jogadores querem aproveitar a data, para presentear os torcedores e mostrar que a equipe está em evolução após os momentos ruins no início da temporada.

“Não só para o clube, é um dia especial para os jogadores também. Queremos dar esse presente para o torcedor, mais uma classificação para a final. Sabemos que estamos no caminho certo, estamos fazendo de tudo para que a coisa aconteça. Sentimos a evolução, a melhora e tomara que possa se concretizar com uma classificação para a final do Mineiro. Pelo trabalho que estamos fazendo, nós merecemos”, disse o lateral esquerdo Fábio Santos, que disputa seu segundo Mineiro com o Galo e busca a segunda conquista.

Réveillon alvinegro já é tradição em BH

Um galo acompanha a festa da torcida do Atlético-MG pelos 109 anos do clube - Divulgação Atlético-MG - Divulgação Atlético-MG
Já são 11 anos que a torcida do Atlético-MG faz o réveillon alvinegro para festejar o aniversário do clube
Imagem: Divulgação Atlético-MG

Tudo começou em 2008. Ano do centenário do Atlético-MG e a muitos torcedores se reuniram na porta sede administrativa do clube, em Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ação que partiu dos próprios torcedores, iniciando algo que já se tornou tradicional. O "Réveillon alvinegro" aconteceu novamente nessa madrugada, marcando a chegada de mais uma aniversário do Atlético.

Se nas primeiras edições o evento era todo feito pelas torcidas organizadas do clube, nos últimos anos o Atlético passou a dar um suporte oficial, facilitando a festa dos torcedores. No ano passado, por exemplo, foram mais de três mil pessoas que caminharam do Parque Municipal até a sede do Galo, um percurso pouco maior do que um quilômetro.

Para dar maior tranquilidade e conforto aos torcedores, algumas ruas e até mesmo a Avenida Olegário Maciel são fechadas. Uma grande queima de fogos marca o fim da contagem regressiva, além de muita música, tudo para celebrar o aniversário do Atlético.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG x ATLÉTICO-MG

Data: 25 de março de 2018, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: Semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Neuza Inês Back (FIFA/SC) e Jhonny Barros de Oliveira (SC)

AMÉRICA-MG: Jory, Norberto, Rafael Lima, Messias e Giovanni; Zé Ricardo, David e Serginho; Luan, Aylon e Rafael Moura.
Técnico: Enderson Moreira.

ATLÉTICO-MG: Victor, Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Elias, Erik, Cazares e Luan; Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi (interino).