Topo

Fevereiro 'folgado' pode reduzir rodízios no Cruzeiro antes da Libertadores

Mano deverá aproveitar próximos jogos para interromper rodízio e entrosar mais o time - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Mano deverá aproveitar próximos jogos para interromper rodízio e entrosar mais o time Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

31/01/2019 04h00

Nas três primeiras rodadas do estadual, o técnico Mano Menezes mesclou o time do Cruzeiro, utilizando uma equipe mais forte ou alternativa, dependendo da ocasião. Mas a partida desta quinta-feira, contra o Boa Esporte, será a última da equipe no meio da semana antes de começar a Libertadores. Depois disso, o treinador contará com o mês de fevereiro inteiro para trabalhar semanas inteiras, e isso deverá influenciar na escalação em campo. Com mais tempo para descansar, o técnico deve diminuir os rodízios e começar a tentar dar liga à equipe antes de estrear no torneio continental.

"Logo na frente, teremos quatro semanas cheias. Poderemos rodar um pouquinho menos para tentar poder tirar melhor dos jogos neste momento e ir dando condicionamento paralelo", comentou o treinador.

Depois da partida neste meio de semana, o Cruzeiro terá quatro compromissos antes de estrear na Libertadores. Como adiantado por Mano, em todos esses momentos, o clube terá uma semana inteira para trabalhar antes de enfrentar o Villa Nova, Tupynambás, América-MG e URT. O primeiro jogo do torneio continental acontecerá no dia 7 de março, contra o Huracán, na Argentina.

Além de deixar o time ainda mais entrosado, Mano Menezes ainda poderá aproveitar esse pouco mais de um mês antes da Libertadores para ensaiar eventuais estreias na equipe. A princípio, Orejuela e Jadson, que já jogaram, chegam para ser reservas. Porém, Marquinhos Gabriel, Dodô e principalmente Rodriguinho brigarão por uma vaga no time titular. Por isso, a possibilidade de o trio receber as primeiras oportunidades é real nas próximas rodadas.

"Por mim, já estou à disposição. Mas não é da forma como a gente quer. Primeiro temos que passar pela preparação física, é um ano muito importante, temos muitas competições. A preparação inicial é importante para o ano inteiro, para evitar lesões, para ter uma condição muito boa para exercer seu melhor futebol", comentou Rodriguinho, dono da camisa 23.

Para o jogo desta quinta-feira, em Varginha, Mano Menezes fechou os últimos treinamentos do Cruzeiro, mas a tendência é que ele escale a equipe com força total para o jogo. Certo é que o clube não terá o zagueiro Dedé em campo, já que o defensor foi expulso no clássico contra o Atlético-MG, no domingo passado.

BOA ESPORTE x CRUZEIRO

Motivo: 4ª rodada do Mineiro
Data/Hora: 31/01/2019, às 20h (de Brasília)
Local: Dilzon Melo, "Melão", em Varginha (MG)
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Marcyano da Silva Vicente e Fabiano Jesus da Silva

BOA ESPORTE: Renan Rocha; Chiquinho Alagoano, Márcio, Fernando Fonseca e Reiner; Gustavo Henrique, César Sampaio; Gabriel Vieira, Gindré e Kaio Cristian; Jayme. Técnico: Tuca Guimarães.

CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Léo (Fabrício Bruno), Murilo e Egídio; Henrique (Lucas Romero), Ariel Cabral; Marquinhos Gabriel (Renato Kayzer), Robinho e Thiago Neves; Fred. Técnico: Mano Menezes.