UOL Esporte Mundial Sub 20
 
03/10/2009 - 18h19

Liderado por Ganso, Brasil vira sobre Austrália e avança em 1º no Mundial

O Brasil não apresentou um futebol brilhante, mas mostrou muita vontade para cumprir seu papel no Mundial sub-20. Neste sábado, a seleção arrancou uma virada por 3 a 1 sobre a Austrália, em Port Said, com um time de reservas liderados pelo titular Paulo Henrique Ganso. Desta maneira, ratificou a liderança do Grupo E e agora enfrenta o Uruguai nas oitavas-de-final.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
14min - GOOOLLL DA AUSTRÁLIA!!! Mooy cobra falta de fora da área. A bola vai baixa, mas Rafael erra o tempo da defesa e leva um frango.
15min - Na trave! Pressão da Austrália. Danning aparece livre dentro da área e chuta cruzado. A bola bate na trave direita e Rafael e sai pela linha de fundo.
20min - Paulo Henrique dá lindo passe para Douglas Costa. O gremista passa pelo goleiro, mas vai muito mal na conclusão. Livre, ele arrisca chute de letra e manda para fora.
33min - GOOOLLL DO BRASIL!!! Ciro domina dentro da área e corta o zagueiro para o lado. Depois, chuta no alto e marca um belo gol para empatar o jogo.
36min - Na trave! Paulo Henrique cobra falta da entrada da área e acerta o travessão da Austrália.
SEGUNDO TEMPO
11min - Paulo Henrique arma contra-ataque e dá bom passe para Ciro. O atacante corta o zagueiro, mas chuta por cima da meta rival.
17min - GOOOLLL DO BRASIL!!! Em novo lance de contra-ataque, Maicon avança pela direita e rola para Douglas Costa completar no meio da área.
36min - GOOOLLL DO BRASIL!!! Nome do jogo, Paulo Henrique domina a bola fora da área, corta o marcador e chuta no ângulo para marcar um lindo gol.
VEJA MAIS SOBRE A SELEÇÃO
"Fiquei muito feliz, mas este é só o começo para mim. Vou fazer tudo para manter esse nível de atuação. Hoje, todo o time começou meio nervoso, mas depois melhorou e mereceu o resultado", celebrou Ganso após o apito final.

Com o triunfo, o Brasil encerrou a primeira fase com sete pontos, seguido pela República Tcheca, Costa Rica e a própria Austrália. Na próxima quarta, a seleção terá seu primeiro jogo de mata-mata do Mundial, diante do time celeste, novamente em Port Said.

Apesar de confirmar o favoritismo no grupo, a equipe de Rogério Lourenço teve problemas para se recuperar da queda rendimento apresentada no meio da semana contra o time tcheco. Após começar a partida apagado, o Brasil reagiu com grande atuação de Paulo Henrique e fez o suficiente para assegurar os três pontos.

"Não foi um jogo maravilhoso para nós, mas fiquei contente no fim. A Austrália veio sem nenhuma responsabilidade e teve sorte ao marcar o primeiro gol. Mas depois acertamos a equipe e dominamos", opinou o técnico Rogério Lourenço.

Ao contrário de seus últimos jogos, o Brasil não começou o duelo com domínio da posse bola. A Austrália surpreendeu com um esquema de jogo ofensivo - 4-4-2 - e levou a melhor nos primeiros minutos. Até que Mooy se aproveitou de falha do goleiro Rafael aos 14min e abriu o placar em Port Said.

Empolgada pelo gol, a equipe da Oceania seguiu com o controle do duelo. Aos 20min, Douglas Costa teve chance clara para empatar, mas arriscou chute de letra e perdeu a jogada. Ainda assim, o lance serviu para motivar os brasileiros, que finalmente passaram a pressionar o adversário. Aos 33min, Ciro realizou grande jogada individual e empatou o confronto.

No início da etapa final, o time sul-americano diminuiu o ritmo e voltou a encontrar problemas para atacar. A partir dos 10min, porém, o Brasil voltou a mostrar bom rendimento ofensivo e chegou à virada aos 17min com gol de Douglas Costa.

Depois disso, a seleção passou a priorizar a posse de bola no meio-campo para se aproveitar da vantagem no placar. Aos 36min, Paulo Henrique anotou belo gol em chute de fora da área e selou o triunfo verde-amarelo no Egito.

Agora, o Brasil volta a atenção para o duelo da próxima quarta-feira, contra o Uruguai, quando terá a chance de melhorar a campanha do Mundial sub-20 de 2007. Na ocasião, o time nacional foi superado justamente nas oitavas-de-final pela Espanha, na prorrogação.

AUSTRÁLIA 1 X 3 BRASIL

Data: 03/10/2009 (sábado)
Local: estádio Port Said, em Port Said (Egito)
Árbitro: Franck de Bleeckere (Bélgica)
Auxiliares: Peter Hermans e Walter Vromans (ambos da Bélgica)
Cartões amarelos: Ciro (BRA)
Gols: Mooy, aos 14min, Ciro, aos 33min do primeiro tempo; Douglas Costa, aos 17min, Paulo Henrique, aos 36min do segundo tempo

AUSTRÁLIA
Redmayne; McGowan, Grant, Kantarovski e Gallagher; Mooy (Elasi), Holland, Munro (Mullen) e Oar (Rooney); Hoffman e Daninng
Técnico: Jan Versleijen

BRASIL
Rafael; Wellington Júnior, Fabrício, Renan e Bruno Bertucci; Maylson, Boquita, Paulo Henrique Ganso e Douglas Costa; Maicon (Alex Teixeira) e Ciro (Alan Kardec)
Técnico: Rogério Lourenço Paulo Henrique Ganso marcou um bonito gol no final da partida Reuters

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host