UOL Esporte Mundial Sub 20
 
10/10/2009 - 14h00

Com show de Maicon, Brasil vira na prorrogação e vai à semi do Mundial

Marko Djurica/Reuters
Maicon comemora seu segundo gol, que garantiu o Brasil na semifinal do Mundial
VEJA AS FOTOS DA PARTIDA
O Brasil está a duas partidas do pentacampeonato mundial sub-20. Com uma virada emocionante decidida pela grande atuação do atacante Maicon, a seleção cumpriu seu papel na prorrogação e derrotou a Alemanha de virada, por 2 a 1, no Cairo. Desta forma, assegurou a classificação para a semifinal do torneio no Egito contra a Costa Rica.

Destinado a mudar o futuro da partida, Maicon saiu do banco de reservas aos 31min do segundo tempo e se encarregou da classificação verde-amarela. O atacante do Fluminense anotou o gol de empate aos 43min e virou o jogo logo no primeiro minuto da prorrogação.

"A gente sempre imagina algo assim, mas só nos sonhos. Não poderia estar mais feliz depois disso. Foi algo muito especial, mas não foi só meu. Foi uma vitória de todos no grupo e do Rogério Lourenço, que acreditou em mim", celebrou Maicon ao UOL Esporte após o triunfo.

O duelo desta tarde reuniu os campeões europeus e sul-americanos em um confronto de muita marcação e poucos lances de efeito. Equipe de melhor campanha da competição, a seleção esbarrou na retranca alemã, mas fez o suficiente para avançar no Mundial e ouvir fortes berros de "Barasile" da empolgada torcida egípcia.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
10min - Em jogada de contra-ataque, Aydilek invade a área e fica na cara do gol. Rafael se adianta e fecha o ângulo para fazer boa defesa e salvar o Brasil.
23min - Alex Teixeira arma jogada de contra-ataque na defesa e volta a receber a bola dentro da área rival. Na sequência, erra passe pelo meio e perde boa chance.
31min - Alan Kardec invade a área pela direita e fica livre para marcar. O atacante, no entanto, chuta à direita do gol rival, e a bola sai pela linha de fundo.
SEGUNDO TEMPO
15min - Salvou! Sukuta-Pasu invade a área livre de marcação e fica livre para marcar. Rafael sai do gol, faz a defesa e salva o Brasil outra vez.
28min - GOOOLLL DA ALEMANHA!!! Aydilek cruza bola na ponta esquerda. Holtby chega primeiro que Diogona segunda trave e cabeceia para o fundo do gol.
43min - GOOOLLL DO BRASIL!!! Alex Teixeira dá lindo passe para Maicon dentro da área. O atacante chuta rasteiro e empata a partida.
47min - Na trave! Douglas Costa arrisca chute de fora da área e acerta o travessão da Alemanha.
1min - GOOOLLL DO BRASIL!!! Maicon aproveita falha na defesa alemã e encobre Zieler para marcar um belo gol na prorrogação.
CONFIRA A PÁGINA DO MUNDIAL
LEIA MAIS SOBRE A SELEÇÃO
O triunfo também ampliou o longo tabu da equipe verde-amarela contra a Alemanha nos Mundiais da Fifa, em todas as categorias. Isso porque a seleção não é superada pelo rival germânico há 24 anos e agora coleciona dez vitórias no duelo, com outras duas derrotas e dois empates.

Quando a partida começou, o Brasil teve domínio da posse de bola, mas ao mesmo tempo encontrou problemas para desenvolver as jogadas além do meio-campo. A Alemanha, por sua vez, priorizou os lances de bola parada e os contra-ataques. Ainda assim, teve mais chances de gol no início do confronto.

Com seus três meias presos à marcação germânica, a seleção limitou-se a rifar a bola do campo de defesa, o que facilitou a vida da Alemanha nos contra-golpes. A partir dos 30min, o Brasil passou a aumentar a pressão sobre o adversário, mas não fez o suficiente para alterar o placar até o intervalo.

O panorama do jogo seguiu sem alteração no começo da etapa complementar. Mas aos poucos, a Alemanha começou a se aproveitar da pouca criatividade ofensiva verde-amarela para criar boas oportunidades, impedidas graças à grande atuação do goleiro Rafael.

Aos 20min, o técnico Rogério Lourenço tentou mudar o padrão de jogo da seleção ao colocar Douglas Costa na vaga de Paulo Henrique Ganso. A alteração deu mais movimentação ao time, mas não impediu os avanços em velocidade da Alemanha.

Até que aos 28min, Holtby se aproveitou de cruzamento da esquerda e cabeceou no meio da defesa verde-amarela para abrir o placar. Depois do lance, o Brasil se lançou ao ataque. E quando parecia já estar eliminado do Mundial, Maicon, substituto de Boquita, deixou tudo igual aos 43min para levantar a torcida egípcia no Cairo.

A prorrogação começou de maneira intensa, e logo no primeiro minuto o camisa 19 marcou seu segundo gol e virou a partida. Com isso, foi a vez de a Alemanha ir ao ataque para chegar ao empate. Porém, a defesa da seleção cumpriu seu papel com malícia e manteve o placar sem mudanças até o fim. Brasil classificado.

Agora, o Brasil volta novamente as atenções para a Costa Rica depois de golear o rival por 5 a 0 na estreia do torneio. O time da América Central obteve uma vitória por 2 a 1 no último minuto da prorrogação contra os Emirados Árabes e avançou à semifinal.

BRASIL 2 X 1 ALEMANHA

Data: 10/10/2009 (sábado)
Local: Estádio Internacional do Cairo, no Cairo (Egito)
Árbitro: Roberto Rosetti (Itália)
Auxiliares: Paolo Calcagno e Stefano Ayroldi (ambos da Itália)
Cartões amarelos: Douglas, Wellington Júnior (BRA); Holtby, Vrancic, Jungwirth, Kaptan (ALE)
Gol: Holtby, aos 28min, Maicon, aos 43min do segundo tempo e ao 1º min da prorrogação

BRASIL
Rafael; Douglas (Wellington Júnior), Dalton, Fabrício e Diogo; Renan, Boquita (Maicon), Giuliano, Paulo Henrique Ganso (Douglas Costa) e Alex Teixeira; Alan Kardec
Técnico: Rogério Lourenço

ALEMANHA
Zieler; Jung, Kopplin, Jungwirth e Funk; Lars Bender, Sven Bender (Shahin), Vrancic, Aydilek (Kaptan) e Holtby (Schaeffler); Sukuta-Pasu
Técnico: Horst Hrubesch

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host