Paranaense 2013

Regulamento

O Campeonato Paranaense 2013 será disputado em três fases (Primeiro turno, Segundo turno e Finais). No primeiro turno, os 12 clubes participantes se enfrentam em jogos de ida na fase classificatória. O time com maior número de pontos será declarado campeão do 1º turno e garante vaga na decisão do campeonato.

Em caso igualdade de pontos na fase classificatória, os critérios de desempate são, nesta ordem:

a) Número de vitórias;

b) saldo de gols;

c) número de gols a favor;

d) menor número de cartões vermelhos;

e) menor número de cartões amarelos;

f) sorteio.

O segundo turno segue o mesmo modelo do primeiro, mas os jogos serão de volta. Após a fase classificatória, o time com maior número de pontos será declarado campeão do 2º turno e garante vaga na decisão do campeonato.

Final

A decisão do Campeonato Paranaense será disputada em mata-mata em jogos de ida e volta entre os dois vencedores de turno. A equipe que somar melhor campanha ao longo das duas primeiras fases de classificação joga com a vantagem de decidir em casa. Em caso de empate em número de pontos, independentemente do saldo de gols, a vantagem é para a equipe de melhor campanha.

Caso uma mesma equipe vença os dois turnos, será declarada campeã paranaense.

As equipes que terminarem a competição nas duas últimas posições, levando-se em consideração os dois turnos, serão rebaixadas para a Segunda Divisão em 2014.

UOL Cursos Online

Todos os cursos