UOL Esporte Campeonato Paranaense
 
20/02/2010 - 16h43

Clássico entre Paraná e Coritiba completa 20 anos, com muito equilíbrio

Do UOL Esporte
Em Curitiba

O clássico entre Coritiba e Paraná, disputado neste domingo, em Paranaguá, completa 20 anos. Os dois rivais se enfrentaram pela primeira vez em 4 de fevereiro de 1990, poucos meses depois da fundação do clube tricolor, em 1989.

Este será o 88º confronto entre as duas equipes. No primeiro, disputado no Couto Pereira, o Coritiba venceu por 1 a 0. Nos 87 jogos seguintes, no entanto, o equilíbrio marcou a disputa. O Alviverde leva uma pequena vantagem com 32 vitórias. Ocorreram ainda 25 empates e 30 vitórias dos tricolores.

Nos anos 90, no entanto, o Paraná dominaria o futebol paranaense, conquistando seis títulos, cinco deles seguidos. Em Paranaenses, os maiores placares do clássico pertencem ao Tricolor, que venceu duas vezes por seis gols. Em 1999, aplicou 6 x 2 e, em 2002, impôs 6 x 1, segundo dados do grupo Helênicos, especializado na história coxa-branca.

Em 99, depois de ser goleado, o Coxa reagiu no campeonato e, sob o comando de Abel Braga, sagrou-se campeão, em decisão contra o Paraná, em três jogos. Depois de vencer por 1 a 0, no Couto Pereira, garantiu o título com dois empates por 2 a 2, nas partidas seguintes.

O último confronto foi disputado no Paranaense do ano passado. O Coritiba venceu por 2 a 0, com gols de Marcelinho Paraíba e Ariel.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host