Topo

Último 3 a 0 do Coritiba sobre o Atlético-PR foi há 5 anos e rendeu título

Última vitória por 3 gols de diferença foi em 2011, ano que Coritiba foi vice da Copa BR - Site oficial do Vasco
Última vitória por 3 gols de diferença foi em 2011, ano que Coritiba foi vice da Copa BR Imagem: Site oficial do Vasco

Do UOL, em São Paulo

02/05/2016 15h26

Com a derrota de 3 a 0 no último domingo, na Arena da Baixada, o Coritiba passou a precisar de uma vitória por três gols de saldo no próximo domingo, no Couto Pereira, para ao menos levar a decisão aos pênaltis. A última vez que conseguiu vencer o Atlético-PR por esta diferença foi há cinco anos, no Campeonato Paranaense, em dia que foi de festa para a nação alviverde.

Já campeão do primeiro turno do Estadual, o Coritiba conquistaria a taça caso vencesse o Atlético-PR em jogo que aconteceu no dia 24 de abril de 2011. Assim, abriria uma vantagem de oito pontos em relação ao segundo colocado – que era o próprio time rubro-negro – com apenas mais uma rodada do segundo turno pela frente. E não só venceu, como superou o rival pelo placar de 3 a 0 em plena Arena da Baixada, com dois gols de Bill, e faturou o título.

À época, o Coritiba era comandado por Marcelo Oliveira, ex-Cruzeiro e Palmeiras, e vivia uma fase espetacular que lhe rendeu até uma entrada no Guiness Book. A vitória sobre o Atlético-PR foi a 21ª consecutiva, e com mais três triunfos na sequência, o time alviverde chegou a 24 e se tornou o time que mais venceu seguidamente na história do futebol mundial.

Quatro anos depois, porém, o Guinness Book publicou que o Ajax de Johan Cruyff obteve entre outubro de 1971 e março de 1972 uma série de 26 triunfos consecutivos, dois a mais que a do time paranaense, que acabou perdendo o posto.

Coritiba e Atlético-PR voltam a se enfrentar às 16h deste domingo, no Couto Pereira. Caso o time alviverde vença o rival por três gols de diferença, a decisão vai para os pênaltis. Para ficar com o título estadual ainda no tempo normal, o Coritiba precisa de um triunfo por quatro gols de diferença sobre o Atlético-PR, algo extremamente raro na história do Atletiba.