Topo

Com artilheiro do Brasileiro e Pierre, Atlético-PR inicia Estadual 2018

Ederson, artilheiro do Brasileirão 2013, tentará recuperar melhor fase no time de aspirantes - Cleber Yamaguchi/AGIF
Ederson, artilheiro do Brasileirão 2013, tentará recuperar melhor fase no time de aspirantes Imagem: Cleber Yamaguchi/AGIF

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

20/01/2018 04h00

Com um elenco enxuto e mesclado entre jovens e jogadores rodados, como Ederson, artilheiro do Brasileirão 2013 e Pierre, volante ex-Palmeiras, o Atlético Paranaense iniciará o Estadual 2018 contra o Maringá neste sábado, 17h, na Arena da Baixada.

O jogo marca o início do projeto do time de “aspirantes” do clube, um modelo inspirado nos grandes europeus, como o Real Madrid Castilla. Ao contrário dos anos anteriores, em que levou a campo um elenco totalmente sub-23 alternando em partidas ou etapas do Paranaense com os profissionais, o Atlético montou um grupo para disputar o Estadual, com jovens, mas reforçado das peças acima citadas (confira a lista abaixo). A intenção é que os jogadores mais experientes possam recuperar ritmo e ao mesmo tempo repassar conhecimentos aos jovens.

Este grupo terá um técnico diferente, especialmente designado para gerenciar o elenco: Tiago Nunes, gaúcho de 37 anos, que dirigiu o Veranópolis no Gauchão 2017. Ele se relacionará com Fernando Diniz, técnico do elenco principal. Por conta disso, o clube inscreveu apenas 18 dos 30 jogadores permitidos para a competição. As demais 12 vagas – além dos cinco que podem ser substituídos – serão preenchidas “conforme a necessidade”, nas palavras do clube.

“Talvez a gente sofra um bocado com os princípios de jogo, entrosamento, questões que são particulares desse tipo de projeto”, disse Tiago em entrevista ao UOL Esporte.

Pela frente, uma equipe que se prepara para disputar a Série D nacional, com nomes conhecidos do futebol local, como o zagueiro Alex Fraga (ex-Atlético) e o atacante Bruno Batata (ex-Coritiba). Será o quarto ano em que o Maringá jogará na Arena da Baixada, desde sua volta à Primeira Divisão do Paraná. Fundado em 2010, o clube ascendeu à elite em 2014, caiu em 2016 e volta esse ano, mas sempre que encarou o Atlético, foi em Curitiba, com uma vitória sobre o Furacão e duas derrotas no período.

Confira os inscritos do Atlético para o Paranaense:

Goleiros: Santos e Léo
Defensores: Léo Pereira (Z), Zé Ivaldo (Z), Diego Ferreira (LD), Gustavo Cascardo (LD), Nicolas (LE) e Renan Lodi (LE).
Volantes: Pierre, Bruno Guimarães, Deivid e Guilherme Rend.
Meias: João Pedro, Demethryus e Felipe Dorta.
Atacantes: Ederson, Giovanny e Yago.

ATLÉTICO X MARINGÁ

Data: 20 de Janeiro de 2018, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Paranaense
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Auxiliares: Diego Grubba Schitkovski e Heitor Alex Eurich

Atlético: Santos; Diego Ferreira, José Ivaldo, Léo Pereira e Nicolas; Bruno Guimarães, Deivid (Pierre), Yago e João Pedro; Giovanny e Ederson. Técnico: Tiago Nunes.

Maringá: Fábio; Danilo Mohamed, Alex Fraga, Egon e Júnior Prego; Carlão, Rodrigo Dantas e Washington; Paulinho Mocelin, Bruno Batata e Dandan. Técnico: Fernando Marchiori.