! Ceni desperdiça o 99º gol, mas Lucas passeia e São Paulo goleia o Bragantino - 19/02/2011 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Paulista
 
Daniel Marenco/Folhapress

Jogadores do São Paulo celebram vitória sobre o Bragantino no Morumbi

19/02/2011 - 21h19

Ceni desperdiça o 99º gol, mas Lucas passeia e São Paulo goleia o Bragantino

Carlos Padeiro
Em São Paulo

O torcedor do São Paulo compareceu ao Morumbi na noite deste sábado na expectativa de ver o centésimo gol do ídolo Rogério Ceni. O camisa 1, porém, errou um pênalti aos 22min do primeiro tempo e desperdiçou a oportunidade de marcar o seu 99º gol e ficar a um do momento histórico no futebol mundial.

Foi o único momento de frustração, já que o time do técnico Paulo César Carpegiani atropelou o Bragantino e goleou por 4 a 0, com gols de Miranda, Fernandinho, Lucas e o estreante Willian José.

Com o triunfo, o sexto no certame estadual, o São Paulo soma 18 pontos e encosta no líder Palmeiras, que enfrenta o Mogi Mirim neste domingo. Já o clube do interior segue com 12, na briga pelas últimas vagas do G-8, zona da tabela que garante vaga na fase final.

O grande astro da noite deste sábado foi Lucas. De contrato novo, o segundo atleta mais valioso do futebol brasileiro, atrás apenas de Ronaldinho Gaúcho, anotou o seu primeiro gol com a camisa 7 tricolor, número que passou a utilizar em 2011. Na comemoração, foi até o distintivo do clube e se ajoelhou, para delírio dos aficionados.

BLOG DO BIRNER

São Paulo joga bem e ganha do Bragantino com facilidade

"A comemoração saiu na hora ali, veio na cabeça ir até o símbolo. Nunca tinha feito isso e agradeci o carinho do torcedor desde que subi da base e a confiança que a diretoria depositou em mim. Resolvi ajoelhar ali para agradeceu a todos", explicou o jovem de 18 anos.

Já o ídolo Rogério Ceni lamentou a cobrança de pênalti, defendida pelo goleiro Rafael Defendi. “Bati muito mal”, admitiu.

Seria o 99º gol do veterano de 38 anos. A proximidade do centésimo faz com que a diretoria de marketing já prepare a comemoração, como fogos de artifício, por exemplo.

Antes mesmo de a bola rolar, um fato inusitado ocorreu no time de Bragança Paulista. O goleiro titular Gilvan se machucou durante o aquecimento e deu lugar a Rafael Defendi. Assim, o técnico Marcelo Veiga ficou sem um reserva para o gol caso acontecesse algo com Defendi.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
19min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Em cobrança de falta, Dagoberto levanta a bola na área. Miranda sobe mais do que a zaga rival, tenta cabecear mas acaba desviando de ombro para o fundo do gol
22min - Rogério perde pênalti!!!! Na grande chance para anotar o 99º gol de sua carreira, Ceni bate pênalti à meia altura, quase no meio do gol, e Rafael Defendi espalma
35min - Paulo Roberto manda para área, a bola vai direto para o gol e quase engana Rogério Ceni, que salva com um tapinha providencial
39min - Jean aproveita uma sobra e chuta de primeira, da entrada da área. Defendi espalma no reflexo
43min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Fernandinho tabela bonito com Dagoberto, recebe do colega de ataque na área e, na saída do goleiro, chuta de pé direito no canto
SEGUNDO TEMPO
3min - Lucas dá uma meia-lua no zagueiro e sofre falta. Dagoberto continua o lance, com o aval do árbitro, e toca de leve, na saída do goleiro, mas erra por muito pouco
19min - GOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Fernandinho se livra da marcação, invade a área e cruza rasteiro. Lucas aparece e finaliza de primeira
31min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! O estreante Willian José domina e chuta forte, de fora da área, para ampliar o placar

Logo aos 2min, o ataque são-paulino já levantou a torcida. Dagoberto foi derrubado na entrada da área e ofereceu a Rogério Ceni a primeira chance de anotar o 99º gol da sua carreira. Entretanto, o camisa 1 mandou por cima do gol.

O trio ofensivo Lucas, Fernandinho e Dagoberto, com o apoio dos laterais Jean e Juan, explorou a velocidade e deixou a defesa adversária sem reação. Abusar das faltas foi a única opção dos beques do Bragantino e, com 30 minutos de jogo, o árbitro já aplicou cinco cartões amarelos para os visitantes, inclusive para o goleiro Defendi.

Após uma dessas faltas, os donos da casa aproveitaram o lance de bola parada. Em jogada ensaiada, Dagoberto lançou para Miranda, que ganhou no alto e abriu o placar.

“O adversário só se preocupou em bater, enquanto eu fui na bola e fiz o gol. Foi de ombro, a minha preocupação era desviar a bola, o adversário ficou empurrando, dando soco, e fui feliz”, comentou o camisa 5.

O toque de bola envolvente e a velocidade do ataque são-paulino resultaram em um belo gol aos 43min. Dagoberto e Fernandinho tabelaram, o camisa 12 ficou na cara do gol e bateu na saída do goleiro.

Marcos Aurélio, capitão do Bragantino, resumiu com a seguinte frase a superioridade da equipe da capital: “É uma Scania vindo pra cima de um trator lento.”

“Na realidade o Bragantino não jogou, se omitiu e ofereceu espaço ao São Paulo. O nosso time foi o reflexo do nosso capitão, lento na saída de bola, longe na marcação e por isso tomamos muitos cartões”, esbravejou Marcelo Veiga.

O que se viu na etapa final foi a segunda parte do passeio são-paulino. Lucas fez 3 a 0, após cruzamento rasteiro de Fernandinho. Willian José, na sua estreia, ampliou a vantagem com um chute forte de fora da área.

Ficha da Partida

São Paulo São Paulo Técnico: Paulo César Carpegiani
1. Rogério Ceni
4. Rhodolfo
3. Alex Silva
5. Miranda
2. Jean
77. Ilsinho
29. Casemiro
20. Carlinhos Paraíba
7. Lucas
11. Marlos
16. Juan
12. Fernandinho
19. Willian
25. Dagoberto
4 0
Bragantino Bragantino Técnico: Marcelo Veiga
12. Rafael
4. Carlinhos
3. Marcos Aurélio
6. Everaldo
2. Nêgo
14. Dieguinho
5. Éder
8. Luciano Sorriso
16. Leandro Piton
10. Paulo Roberto
11. Júlio César
7. João Sales
18. Wellington
9. Finazzi

Data: 19/02/2011 - 19h30

Local: Morumbi

Árbitro: Márcio de Gois

Auxiliares: Caio de Almeida e Vitor Metestaine

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host