! Substituto de Lucas brilha, São Paulo derrota a Lusa e pega o Santos na semi - 24/04/2011 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Paulista
 
Thiago Bernardes/UOL

Ilsinho comemora ao abrir o placar para o São Paulo na vitória por 2 a 0

24/04/2011 - 17h51

Substituto de Lucas brilha, São Paulo derrota a Lusa e pega o Santos na semi

Bruno Thadeu
Em Barueri

Lucas acordou pensando que jogaria neste domingo contra a Portuguesa, mas horas antes da partida em Barueri, o camisa 7 foi vetado devido a dores musculares.  Seu substituto, Ilsinho, fez a diferença em campo: marcou um gol e deu assistência para Dagoberto na vitória do São Paulo por 2 a 0, resultado que levou o time para a semi do Paulistão.

Melhor time da 1ª fase, o São Paulo enfrenta o Santos na semifinal. A data e o local do clássico serão definidos na segunda-feira á tarde, em reunião na Federação Paulista de Futebol.

A vitória sobre a Portuguesa quebrou série negativa do time tricolor em fases finais de Estadual. Nas últimas cinco edições no sistema com finais, o São Paulo caiu sempre nos primeiros confrontos de mata-mata.

O São Paulo encarou a Lusa sem Lucas e Alex Silva, lesionado no joelho.

Marlos e Ilsinho se movimentavam, passavam os pés sobre a bola, mas não conseguiam finalizar a gol no começo do jogo. Dagoberto era anulado pelos zagueiros Domingos e Maurício na primeira etapa.

A Portuguesa priorizava a marcação, avançando apenas em contragolpes. Truncado, o jogo apresentou seu primeiro lance de perigo somente aos 25 min da etapa inicial, em uma cabeceada de Miranda que passou perto da meta.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
25 min - Dagoberto cobra falta na ponta esquerda. A bola chega na área, Miranda desvia de cabeça, e a bola sai raspando a trave esquerda de Weverton
32 min - Livre pela linha de fundo, Juan, na esquerda, cruza rasteiro para Dagoberto, dentro da pequna área. O camisa 25 toca de primeira, e a bola sai rente à trave de Weverton
40 min - Luis Ricardo ajeita bola para chute de Guilherme. Ceni defende
41 min GOOOOOOL DO SÃO PAULO - Jean avança pela direita e cruza na cabeça de Ilsinho, que abre o placar
44 min - Ferdinando manda uma bomba de fora da área. Ceni espalma
SEGUNDO TEMPO
28 min - Luis Ricardo sobe mais do que todos em cobrança de escanteio e cabeceia. Rogério Ceni faz excelente defesa
35 min GOLLL DO SÃO PAULO - Ilsinho foi lançado na direita e serviu para Dagoberto, que chutou no canto esquerdo

Percebendo a baixa produtividade do ataque tricolor, Carpegiani decidiu não esperar muito. Henrique entrou em campo com 30 min do primeiro tempo na vaga de Rodrigo Souto, que sinalizou dores no joelho esquerdo.

A entrada de Henrique deu maior volume ao sistema ofensivo do São Paulo. Aos 40 min da etapa inicial, o time do Morumbi abriu o marcador. Jean cruzou a bola para Ilsinho, que cabeceou livre dentro da área.

“Estou procurando aproveitar as oportunidades. Infelizmente o Lucas não pôde estar com a  gente, mas não podemos deixar perder a força. Não é minha especialidade, mas o cruzamento do Jean foi na cabeça”, declarou Ilsinho.

O ritmo da partida seguia desacelerado segundo tempo. Aas duas equipes trocavam passes, mas arriscavam poucos chutes a gol. Mesmo necessitando do gol, a Lusa evitava partir para inteiramente para o ataque faltando 30 min para o término da partida.

Quando partiu para frente, a Lusa fez Rogério Ceni trabalhar. O camisa 1 realizou defesa espetacular, impedindo gol de Luis Ricardo, aos 28 min da segunda etapa.

OPINIÃO DO JUCA

"Não tem zebra rubro-verde em São Paulo"

Insatisfeita com o recuo são-paulino, a torcida tricolor gritava “Rivaldo” da arquibancada. O coro pedindo o camisa 10 aumentava a medida que o São Paulo seguia preso na defesa.

A estratégia de chamar a Portuguesa deu certo. Em contragolpe fulminante, Ilsinho avançou pela direita e tocou rasteiro, encontrando Dagoberto, que concluiu para o gol, aos 35 min. Na comemoração, o camisa 25 externou descontentamento com alguns torcedores, que até então vinham protestando.

Ficha da Partida

São Paulo São Paulo Técnico: Paulo César Carpegiani
1. Rogério Ceni
2. Jean
4. Rhodolfo
5. Miranda
16. Juan
20. Carlinhos Paraíba
18. Rodrigo Souto
17. Henrique
29. Casemiro
77. Ilsinho
8. Cléber Santana
25. Dagoberto
11. Marlos
30. Luis Eduardo
2 0
Portuguesa Portuguesa Técnico: Jorginho
1. Weverton
2. Pimentel
3. Domingos
4. Maurício
6. Ademir Sopa
18. Ronaldo
8. Guilherme
5. Ferdinando
10. Marco Antônio
16. Rafael Silva
7. Henrique Campos
15. Ananias
9. Luis Ricardo
11. Jael

Data: 24/04/2011 - 16h00

Local: Arena Barueri

Árbitro: Aurélio Sant?Anna Martins

Auxiliares: Reinaldo Rodrigues dos Santos e Marco Antonio Andrade Motta Junior

Público: 11.134

Renda: R$ 287.118,00

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host