Topo

Paulista - 2019

Leão vetou Ganso no Santos, desafiou dirigente e pediu para liberar o meia ao São Caetano

No clássico, Ganso reencontra Leão, técnico que o rebaixou no Santos em 2008 - Vipcomm e EFE
No clássico, Ganso reencontra Leão, técnico que o rebaixou no Santos em 2008 Imagem: Vipcomm e EFE

Samir Carvalho e Lucas Tieppo

Do UOL, em Santos e São Paulo

17/03/2012 06h00

O técnico do São Paulo, Emerson Leão, reconhece como a maioria dos especialistas do futebol, que o meia Paulo Henrique Ganso é um dos principais jogadores do país na atualidade. Sendo assim, o treinador admite um equívoco em sua carreira. Isso porque, o camisa 10 foi preterido por Leão em 2008, quando o treinador comandou a equipe santista pela última vez.

Leão não apostava em Ganso, recém-promovido das categorias de base do Santos. O treinador chegou a confessar na Vila Belmiro que fez questão de escalar o meia em uma partida do Santos, com a intenção de mostrar para Marcelo Teixeira, presidente do clube na época, que o jogador não servia para vestir a camisa santista.

O jogo aconteceu na estreia do Santos no Campeonato Brasileiro de 2008, quando Leão escalou apenas os reservas na derrota para o Flamengo por 3 a 1, no Maracanã, já que o time disputava a Copa Libertadores da América. Ganso jogo como titular na ocasião, mas foi substituído por Moraes no intervalo e não voltou para a segunda etapa.

Leão considerava que Ganso era um jogador lento para o futebol atual e insistiu em não apostar no meia. O treinador, inclusive, rebaixou o atleta de volta as categorias de base do clube, e ainda pediu para Marcelo Teixeira liberá-lo ao São Caetano, que tinha interesse em seu futebol.

O pedido não foi aceito, mas Ganso continuou fora dos planos de Leão, e só voltou a integrar o elenco profissional após a demissão do treinador. Cuca assumiu e deu poucas chances ao jogador que só voltou a ser lembrado por Serginho Chulapa na partida contra o Guarani em 2009, quando marcou um belo gol.

O clássico deste domingo entre São Paulo e Santos, às 16h (de Brasília), no Morumbi, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista, marcará o reencontro de Leão e Ganso, que hoje, é elogiado pelo treinador.

“Às vezes, vocês pensam que fulano e fulano precisam de marcação e eu penso de outro jeito. Todos acham que aquele que precisa de marcação é quem termina a jogada, mas quem alimenta isso pode ser tão precioso quanto. Vamos esperar o domingo”, disse Leão, dando a entender que Ganso é quem merece marcação especial no clássico.