Topo

Paulista - 2019

Neymar só perdeu por mais de dois gols de diferença para o Barcelona e "desanima" Guarani

Santos da "era Neymar" só foi derrotado 4 vezes por mais de 2 gols de diferença - Ricardo Nogueira/Folhapress
Santos da "era Neymar" só foi derrotado 4 vezes por mais de 2 gols de diferença Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

08/05/2012 06h00

O retrospecto da ‘era Neymar’ no Santos mostra que o Guarani terá uma missão quase impossível para reverter a derrota por 3 a 0 no primeiro jogo da decisão e conquistar o título paulista. Isso porque, o craque santista, que marcou dois gols no último domingo e estará em campo na grande final, só perdeu por mais de dois gols de diferença em apenas uma oportunidade – na goleada sofrida para o poderoso Barcelona por 4 a 0 na decisão do Mundial de Clubes da Fifa.

Se não bastasse, a “geração Neymar”, que teve inicio em 2009, só foi derrotada por mais de dois gols de diferença em apenas quatro oportunidades. Em relação a goleadas somente por diferença de quatro gols, placar que dá o título ao Guarani, o Santos só perdeu duas vezes, e vale ressaltar que uma delas foi exatamente para o Barcelona, no Japão.

A outra derrota por quatro gols de diferença aconteceu contra o Vitória, da Bahia, em 2009, no inicio da ‘geração Neymar’. Na ocasião, o time baiano marcou quatro gols em 27 minutos e venceu o jogo por 6 a 2. Paulo Henrique Ganso e Kleber Pereira descontaram para o Santos.

No entanto, Neymar não esteve em campo naquela partida, já que o técnico Vágner Mancini optou por escalar um time mais fechado no meio-campo. A goleada sofrida culminou na demissão do treinador santista.

As outras duas derrotas por mais de dois gols aconteceram na temporada passada, em clássicos contra Palmeiras e São Paulo. Os dois tropeços foram por diferença de três gols, resultados que leva a decisão entre Santos e Guarani para os pênaltis no próximo domingo – em caso de vitória do time de Campinas.

O Santos não contou com força máxima em nenhum dos dois jogos. Contra o Palmeiras, na derrota por 3 a 0 pelo Campeonato Brasileiro, no Pacaembu, Neymar, Ganso e Elano estavam defendendo a seleção brasileira na Copa América.

Já na goleada sofrida para o São Paulo por 4 a 1, no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos atuou apenas com os reservas, já que estava focado no Mundial de Clubes da Fifa. Por isso, Neymar não esteve em campo.