Topo

Paulista - 2019

Tite escala time com só três titulares e Emerson e Romarinho no ataque

Ralf, Romarinho, Jorge Henrique, Emerson e Guilherme em ação no CT; grupo vai jogar - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Ralf, Romarinho, Jorge Henrique, Emerson e Guilherme em ação no CT; grupo vai jogar Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 18h44

Tite definiu, nesta sexta-feira, qual Corinthians entrará em campo contra a União Barbarense, neste sábado, pelo Campeonato Paulista. Em entrevista coletiva, ele confirmou que apenas três titulares estarão em campo por conta da maratona à qual o elenco foi submetido nas últimas semanas.

O Corinthians entrará em campo com Julio Cesar, Edenilson, Gil, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Douglas e Jorge Henrique; Emerson e Romarinho. No banco, Tite vai deixar opções “de peso” como Guerrero, Renato Augusto e Paulinho, que poderão ser utilizados ao longos dos 90 minutos.

"PONTARIA DE CINEMA" FAZ PAOLO GUERRERO SUPERAR MÉDIA DE RONALDO

“Paulinho vem em uma sequência de jogos. Fabio [Mahseredjian, preparador físico do Corinthians] colocou que usá-lo o tempo inteiro seria um risco a correr, mas não posso abrir mão de ter essa qualidade técnica. Só abri mão daqueles que foram retirados. Cassio, Pato e Paulo André estão no departamento médico, Danilo e Alessandro por questões físicas”, disse Tite.

Nesta sexta, o treinador levou os titulares do jogo com a União Barbarense para um gramado à parte para fazer seu tradicional treino fantasma, que os 11 trabalham táticas e jogadas ensaiadas contra um adversário imaginário. Do outro lado do CT, Paulinho, Renato Augusto e Guerrero treinaram com o resto do elenco, enquanto Danilo e Alessandro correram em volta do campo e Pato, Paulo André e Cássio permaneceram no departamento médico.

A partida deste sábado será a primeira de uma série do Corinthians no Campeonato Paulista. Depois de atuar pela Libertadores em quatro semanas consecutivas, o elenco alvinegro jogará pelo Estadual cinco vezes até voltar a defender seu título na competição continental. O período servirá para aquecer as disputas internas do elenco, e Tite já deu mostras disso ao reativar o rodízio entre seus goleiros.

“No retorno das férias, o condicionamento físico e técnico [do Julio Cesar] ficou prejudicado. Chamei ele e falei que o Danilo [Fernandes] ia ficar à disposição. [Ele] retomou o padrão normal e a partir de agora, o segundo goleiro será ora um, ora outro”, disse Tite, explicando por Julio Cesar começará jogando neste primeiro compromisso.

Em sua entrevista coletiva, Tite também esclareceu outros pontos importantes para a sequência do Corinthians no Paulista. O primeiro deles foi a responsabilidade por eventuais cobranças de pênalti. Emerson, teoricamente o jogador de maior peso entre aqueles que enfrentarão a União Barbarense, já desperdiçou duas cobranças neste ano, e agora cederá lugar oficialmente a Chicão.

Na semana passada, o antigo capitão corintiano já estava em campo quando Emerson perdeu um pênalti diante do Ituano. Desta vez, a cena não deve se repetir. “Ele [vai bater] porque era o batedor de pênaltis da equipe. Como estava retornando sem ritmo, era natural que não fosse. Agora, mais treinado, vai. Não por demérito de um, mas por qualidade dele [Chicão]”, disse Tite.

O treinador também voltou atrás no planejamento que tinha feito. Se antes falava da necessidade de ficar entre os quatro primeiro na primeira fase, agora admite que o importante é classificar para as quartas, já que a única vantagem para esta fase é mandar o jogo único que decide a vaga.

“É G8 e pronto, o resto fica tudo igual. Só quero livrar [posições na tabela] lá na frente para estar em uma situação mais confortável. Quando é um jogo só, não tem muita diferença não. Responsabilidade de um só é igual”, avaliou.