Topo

Corinthians leva vantagem em finais, mas Santos ganha em taças de peso

Robinho e Diego comemoram Brasileiro de 2002; Santos venceu mais títulos importantes - Almeida Rocha/Folha Imagem
Robinho e Diego comemoram Brasileiro de 2002; Santos venceu mais títulos importantes Imagem: Almeida Rocha/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

06/05/2013 06h00

Na final do Campeonato Paulista, os torcedores de Corinthians e Santos podem se apoiar em dados históricos para confiar em uma vitória de sua equipe. Na história do confronto entre os rivais, o Corinthians venceu mais finais que reuniram as duas equipes, mas os santistas levaram mais taças de peso e também ganharam mais em disputas por pontos corridos.

A conta é menor do que a rivalidade histórica pode fazer parecer. Ao longo dos anos, Corinthians e Santos só disputaram finais em cinco oportunidades. O time do Parque São Jorge venceu as extintas Taça São Paulo em 1962 e Copa Bandeirante de 1994.

O primeiro foi um torneio disputado durante a Copa do Mundo para manter os times em atividade durante a competição de seleções. O segundo era um classificatório para a Copa do Brasil de 1995, que seria vencida pelo Corinthians de Marcelinho Carioca.

Mais recentemente, o clube do Parque São Jorge conseguiu seu primeiro título de maior peso contra o rival. Foi o Paulista de 2009, quando Ronaldo ainda estava na equipe e decidiu o confronto com dois golaços na Vila, na partida de ida.

Já o Santos saiu vencedor em duas disputas que aconteceram recentemente. A mais importante delas foi em 2002, quando Robinho e Diego tiraram a equipe da fila e levaram o Brasileiro contra o time então treinado por Carlos Alberto Parreira.

Em 2011, na última vez em que o encontro aconteceu em decisão, Neymar fez a diferença. Sob a batuta do craque, o Santos venceu o título na Vila Belmiro, com direito a falha do então titular Júlio César.

AS DECISÕES ENTRE CORINTHIANS E SANTOS AO LONGO DA HISTÓRIA

TorneioAnoVencedor
Taça São Paulo1962Corinthians
Copa Bandeirante1994Corinthians
Campeonato Brasileiro2002Santos
Campeonato Paulista2009Corinthians
Campeonato Paulista2011Santos

Só que essas não foram as únicas vezes que os dois times disputaram títulos em sua história. Em seis oportunidades, Santos e Corinthians brigaram por títulos do Campeonato Paulista que aconteceram no sistema de pontos corridos. De novo, o clube praiano levou vantagem.

O Santos ficou à frente em 1955, 1962, 1968 e 1984, quando o título saiu na última rodada, justamente em um jogo contra o Corinthians, que consagrou a equipe de Serginho Chulapa. Já o Corinthians terminou em primeiro nas disputas de 1928 e 1929. 

No ano passado, Corinthians e Santos voltaram a fazer um confronto decisivo. As duas equipes se encontraram nas semifinais da Copa Libertadores. Na ocasião os corintianos levaram a melhor, vencendo o primeiro jogo na Vila Belmiro e empatando a partida de volta no Pacaembu.