Topo

"Caso Braghetto" mostra necessidade de profissionalização, avalia Tite

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

17/05/2013 19h06

Tite se solidarizou com a situação de Rodrigo Braghetto. Em entrevista coletiva, o técnico do Corinthians lamentou o incidente que culminou com o fim da carreira do árbitro, culpou a FPF (Federação Paulista de Futebol) pelo incidente e pediu a profissionalização da classe.

“Existem profissionais de dentro do Corinthians que prestam outros serviços. Se esse é o impeditivo, tinha de ter pensado antes. A culpa não é dele. Tem de trabalhar para crescer na vida”, disse Tite, para logo pedir a reformulação da arbitragem. “Em função de não ter o profissionalismo, como ele vai viver? Vai viver de arbitragem? E quando ele cometer um erro? Como vão fazer se não forem escalados? Precisam ter atividade paralela”, completou.

Braghetto é dono da empresa Apto Esportes, que presta serviço ao departamento amador do Corinthians e já teve contratos anteriores com o próprio Santos, além de outros clubes. Nesta sexta, a ligação veio a público e ele foi afastado da decisão no meio de uma grande confusão.

Segundo a FPF, foi o próprio Braghetto quem pediu para ser cortado do jogo, como informou Marcos Marinho, chefe de arbitragem da entidade, ao UOL Esporte. O juiz, por sua vez, disse que recebeu uma ligação de um membro da federação que pediu que ele deixasse a escala, o que acabou acontecendo. Depois de tudo isso, o árbitro ainda anunciou o fim a carreira.

“Lastimo por ele. Ele foi colocado nessa situação. É o coronel Marinho que escala? Coronel Marinho, pensa antes de fazer, cara. Errou quem antecipou a escalação. Coronel Marinho errou nesse episódio. Dei um abraço nele porque ele está buscando qualificação, tentando melhorar, aberto, mas nesse caso específico, para mim, errou”, avaliou Tite.