Topo

Organizadas do Corinthians fazem silêncio e homenageiam mortos em chacina

Danilo Lavieri e Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

19/04/2015 16h28

As torcidas organizadas do Corinthians se uniram durante o clássico contra o Palmeiras, neste domingo (19), pela semifinal do Paulistão, na Arena Corinthians, e prestaram homenagem aos oito mortos em chacina na noite de sábado que deixou oito mortos na quadra da Pavilhão Nove, uma das uniformizadas.

Integrantes de Pavilhão Nove, Estopim da Fiel e Camisa 12 estenderam uma faixa preta, de luto, entre os membros das três organizadas no mesmo setor de arquibancada do estádio ainda antes do apito inicial. Minutos antes do início da partida, as três uniformizadas se uniram à Gaviões da Fiel e se sentaram em silêncio.
Unidas, as torcidas organizadas pediram em vão, após o apito inicial, que o resto do estádio fizesse silêncio. Mesmo sem colaboração, todo o setor no qual ficam as uniformizadas permaneceu sentado e sem cantar no primeiros cinco minutos de jogo. Em determinado momento os integrantes da Gaviões da Fiel - maioria - se levantaram e gritaram o nome da Pavilhão Nove.
A possibilidade de briga entre torcidas ser a causa do crime foi descartada pela Polícia Civil. Os investigadores trabalham com outras linhas de apuração que incluem até tráfico de drogas. Os nomes dos suspeitos serão mantidos em segredo para não atrapalhar as investigações, informou o plantão da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. Peritos inspecionaram o local e encontraram cápsulas de pistola 9 milímetros, calibre de uso exclusivo da Polícia Federal e Forças Armadas.
De acordo com a Rádio CBN, os assassinos renderam o faxineiro e mandaram os torcedores ajoelharem e depois deitarem no chão. Em seguida, fizeram os disparos. Uma das vítimas chegou a ser levada para o Hospital das Clínicas pelo Samu, mas não resistiu.
O Corinthians prestou condolências as oito vítimas em seu perfil no Twitter que mostrou um fundo preto e a palavra luto. A mesma imagem aparece no perfil da Gaviões da Fiel acrescida da mensagem: "era para ser um domingo de muita alegria, mas não será. As arquibancadas estão em #luto pela perda dos nossos 8 irmãos". O ex-presidente do clube Andrés Sanchez também usou esta rede social. "Transmito meu luto e pêsames solidários para com as famílias das oito vitimas da chacina ocorrida na sede da Torcida Pavilhão Nove"