Topo

Estreia de Jean dá novas opções ao Palmeiras no reencontro com a torcida

Volante Jean fará primeira partida com a camisa do Palmeiras - Cesar Greco/Agência Palmeiras
Volante Jean fará primeira partida com a camisa do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

04/02/2016 06h00

O técnico Marcelo Oliveira colocará mais uma vez o elenco do Palmeiras à prova na noite desta quinta-feira. O time enfrentará o São Bento pela segunda rodada do Paulistão — a partida marcará a estreia do volante Jean com a camisa alviverde, além do reencontro da equipe com a torcida dois meses depois do título da Copa do Brasil.

Jean, a oitava contratação do clube para a temporada 2016, é conhecido pela versatilidade em campo, podendo atuar em várias posições. A característica, segundo Marcelo Oliveira, dará mais opções ao meio-campo do time palmeirense.

Hoje, o treinador tem seis volantes à disposição: além de Jean, o elenco conta com Gabriel, Thiago Santos, Matheus Sales, Arouca e Rodrigo. De acordo com Marcelo, Jean pode ser escalado em diferentes formações — o time poderia até atuar no esquema 4-3-2-1.

"Posso usá-lo em três formações: com um outro volante saindo, revezando, um sai e outro fica, seria o caso do Arouca ou o Matheus Sales. Posso utilizá-lo com um volante mais preso, que é o caso do Thiago Santos. E também estrategicamente com três volantes, saindo dois e um ficando mais atrás, com dois atacantes abertos e um na referência", explicou o comandante.
Nesta quinta, Jean atuará ao lado de Thiago Santos, que ficará mais postado à frente dupla de zaga composta por Leandro Almeida e Vitor Hugo. No meio-campo ofensivo, o Palmeiras terá uma linha de três, com Robinho, Dudu e Gabriel Jesus. Barrios jogará na referência.
"Quando joga o Thiago, ele encurta muito bem, talvez não tenha a saída tão qualificada quanto Arouca ou Jean", disse Marcelo, mostrando que Jean deve ter liberdade para subir ao ataque, como elemento surpresa.
O volante ainda pode atuar na lateral direita. A possibilidade, no entanto, está descartada nesse início de trabalho. "A princípio pretendo utiliza-lo no meio, mas sabendo dessa função que ele já cumpriu em outras oportunidades. Nesse momento eu poderia usá-lo em um jogo, por circunstâncias, mas a princípio deve cumprir a função pelo meio", afirmou.
O Palmeiras tenta volta à liderança do Grupo B do estadual. O time soma três pontos e está a um do São Bernardo, que já entrou em campo duas vezes. O Ituano soma dois pontos em duas partidas, enquanto o Novorizontino tem um ponto na única partida que disputou. A Ponte Preta, por sua vez, perdeu os dois jogos até aqui.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x SÃO BENTO
Data: 4 de fevereiro de 2016, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon e Vitor Carmona
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Leandro Almeida, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos e Jean; Robinho, Dudu e Gabriel Jesus; Barrios. Técnico: Marcelo Oliveira
SÃO BENTO: Henal; Régis, Pitty, João Paulo e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Éder Araújo, Clébson e Morais; Rossi e Rodriguinho. Técnico: Paulo Roberto Santos