Topo

Tite já elegeu novo Renato Augusto do Corinthians e faz 1º teste em Osasco

Guilherme está relacionado para banco de reservas do Corinthians pela 1ª vez  - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Guilherme está relacionado para banco de reservas do Corinthians pela 1ª vez Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

04/02/2016 06h00

Guilherme não estará entre os 11 titulares do Corinthians na noite desta quinta-feira, fora de casa diante do Grêmio Osasco. Mas, individualmente, talvez seja quem mais curiosidade desperte em Tite para o confronto marcado para o Estádio José Liberatti. O treinador quer fazer dele, que ganhou a camisa 10, o substituto de Renato Augusto.

Na hierarquia definida pelo comandante, reforços invariavelmente começam pelo banco de reservas. Sobretudo neste momento em que, com a baixa de seis titulares, Tite espera manter o senso coletivo do time campeão brasileiro, ainda composto por apenas jogadores que estavam em 2015. Mas a tendência é que, rapidamente, Guilherme no meio, Giovanni Augusto na ponta direita e André no centro do ataque conquistem suas posições. Por ora, apenas o primeiro dos três tem condições de jogo. Estará no banco.

Na cabeça de Tite e seus auxiliares, Guilherme é quem poderá fazer ocupar a posição de Renato Augusto no meio-campo. Mas, como costumam dizer os treinadores, posição e função são coisas diferentes. E a ideia é que Guilherme ofereça outras características à equipe. Faça outra função em relação a Renato.

"Você mantém o sistema e dá a ele a possibilidade de se adaptar. O Guilherme é mais técnico que o Giovanni Augusto. É para jogar mais por dentro. O processo defensivo fica mais para o Elias, mas ele tem liberdade para organizar, para buscar mais atrás, e tem liberdade para chegada mais na frente. Ele vai ter essa liberdade", explicou Tite na última quarta-feira, com uma citação a Rodriguinho, o atual titular e que tem agradado.

Ao longo de 2015, Renato Augusto se tornou o coração do Corinthians campeão brasileiro. Atuava ao lado de Elias no meio-campo, ajudava no trabalho defensivo e, principalmente, buscava a bola na defesa e entregava com qualidade aos jogadores da frente. Com Guilherme, que também teve problemas físicos importantes na carreira, a ideia é que atue um pouco mais à frente. O jogador ex-Atlético-MG costuma ser mais efetivo nas ações próximas da área rival.

Também em sua entrevista de quarta, Tite explicou que uma possível dificuldade de adaptação de Guilherme ao atual sistema pode até mesmo gerar mudanças em um segundo momento. "Nós temos a variação para o 4-2-3-1. Assim, temos deixado ele atrás do atacante (de área). Dá para ajustar das duas formas", explica.

FICHA TÉCNICA

AUDAX OSASCO x CORINTHIANS
Data: 04/02/2016
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Competição: Campeonato Paulista (2ª rodada)
Local: Estádio José Liberatti, em Osasco (SP)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Auxiliares: Hermam Brumel Vani e Gustavo Rodrigues de Oliveira
AUDAX OSASCO: Felipe Alves; Francis, André Castro, Bruno Silva e Léo Bahia; Tchê Tchê, Camacho e Rodrigo Andrade; Mike, Ytalo e Bruno Paulo. Treinador: Fernando Diniz
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique; Romero, Elias, Rodriguinho e Lucca; Danilo. Treinador: Tite.